domingo, 27 de fevereiro de 2011

Crónica: A Evolução do Vestuário… no Antigo Egipto.

Hoje vamos dar continuidade à historia da evolução do vestuário ao longo dos séculos, com a segunda crónica. Cujo autor é o Dr. Henrique Monteiro, professor e escritor.
O Egipto tão em voga ontem como hoje… porém por motivos diferentes.
Augusta.

O vestuário no Antigo Egipto


culturaegipsiand.blogspot.com
Mais que o toque do tecido, ou o volume da cor, os egípcios amavam, sobretudo, a beleza áurea do corpo.



A História do Egipto tem cerca de 3.500 anos. No entanto, não é muito difícil imaginar, reconstituir e reproduzir o vestuário do Antigo Egipto, uma vez que os artistas da época deixaram para a posteridade inúmeras e esplendorosas imagens de figuras humanas.
O clima do Egipto, quente e beijado pelo sol, determinou que o calor dos corpos exigisse roupas leves, tecidos finos. As mãos femininas, leves e finas também, desde senhoras do harém real a esposas de camponeses, impulsionaram a manufactura têxtil, a costura e o aparecimento do que se convencionou designar pelo termo moda.
O uso de roupas no Egipto Antigo servia para distinguir as classes. As dos estratos mais baixos e os escravos andavam quase completamente sem roupas, o que era encarado com naturalidade.

histemoda.blogspot.com/2009/07/antigo-egito.html

A maioria das roupas era feita de linho, fiado do caule da planta do mesmo nome. Os fios eram torcidos e enrolados em bolas, sendo armazenadas para serem tecidas. Poucas peças eram feitas em lã e o algodão só foi introduzido no período cristão.
O uso de fibras animais era considerado impuro para a manufactura de roupas. Os tipos de roupa mais usados foram o chanti, espécie de tanga; o haik, túnica longa para as mulheres e o kalasires, sobre-túnica transparente, usada sobre o haik ou o chanti.

media.photobucket.com/image/egyptian/baste_16/EgyptianQueenDeluxeCostume15025.jpg?o=25          skolarbete.nu/pt/skolarbeten/det-forntida-egypten

Diferentes da actualidade, as roupas das mulheres egípcias eram mais conservadoras do que as masculinas. As túnicas femininas eram rectangulares e longas com uma abertura para passar a cabeça. O pano era dobrado ao meio, deixando aberturas para os braços, podendo cobrir um ou dois ombros ou ser recortada em tiras nos ombros. A parte superior da túnica ficava a qualquer altura ente o pescoço e logo abaixo dos seios, chegando, por vezes, aos tornozelos.

 3.bp.blogspot.com         deedellaterra.blogspot.com/2009/11/historia-da-indumentaria-antigo-egito.html

O xale, ou sari era muito popular entre a classe alta, consistindo num pedaço de pano de um a dois metros de largura por quatro de comprimento.
Acessórios comuns incluíam uma capa plissada e uma longa faixa colorida, roçando o chão pela frente.
As mulheres nobres usavam e abusavam de jóias e adereços: colares, anéis, tornozeleiras, braceletes, bordados com contas, perucas de linho ou palmeira, cosméticos, óleos aromáticos, espelhos.

Barrosdelimaster.net

Concluindo, as mulheres egípcias amavam a beleza e a elegância, sendo muito vaidosas. Que o digam os banhos perfumados nas residências nobres ou nas tépidas águas do Nilo.
A deusa Hathor era muito venerada, ou não fosse ela a deusa da roupa, dos cosméticos e da poesia de amor…
Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor

Até breve…
Augusta.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tendências Primavera 2011 – Estilo Oriental…

Desde há muito e, por diversas vezes, o Ocidente empreendeu esforços para traduzir a riqueza do vestuário oriental. Os bordados são um dos casos, desde sempre muito apreciados e falados hoje em dia por revistas e blogs.
De realçar, porém, que a cultura oriental é profundamente espiritualizada e atribui à vestimenta continuidade, preservação da linhagem familiar, manutenção de valores, relevando o carácter conservador, sem adoptar a mudança constante que existe no ocidente, em relação ao vestuário.
Ora, esta estação mais uma vez foi em parte beber a sua inspiração ao oriente.
As flores e os estampados com motivos orientais, junto com trajes de corte tradicional, ganham vida esta estação e misturam-se, dando origem a novos looks cheios de glamour e pormenor.


Os uniformes das artes marciais também são presença no palco da moda desta estação, tornando-os alguns estilistas em peças de requinte absoluto e cruzando-as com a silhueta dos anos 70.
A tendência do oriental é vista por outros estilistas mas, esta interligando-a com os anos 20, criando um look glamoroso e sedutor.


Como materiais, sedas, rendas, cetins e algodões são os preferidos.
As cores querem-se profundas e ligeiramente metalizadas. Para além do clássico preto, o branco muito em voga, e ainda o vermelho, bordeaux, roxo e os tons marfim ou neutros, em apontamentos.
A peça mais desejada, o tradicional casaco quimono oriental, agora reinventado e misturado com outras peças fica divinal.


Outras peças também muito in são os vestidos traçados com flores nipónicas.
Destaque para as faixas utilizadas nos vestidos e casacos em estilo oriental, mas que também ficarão divinais em peças desportivas no dia-a-dia, dando assim um leve toque/pormenor oriental.
De realçar que o oriental, desde sempre símbolo de elegância, assegura só por si uma silhueta esguia e cheia de mistério. Atreva-se, numa mulher o elegante é indispensável e o mistério sempre muito desejável e sedutor.

Reflexão:
“O que é a elegância senão esquecermo-nos daquilo que temos vestido?”
Yves Saint Laurent

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cuidados a ter: com os Lábios…

Uns lábios bonitos, junto com uns dentes cuidados, levam a um sorriso belo que torna qualquer mulher sedutora, já que o sorriso tem um grande poder atractivo nos outros.
Com esta crónica pretendemos dar algumas dicas simples e básicas, no sentido de manter uns lábios bonitos e bem tratados.
Um dos problemas dos lábios com a idade, são as pequenas rídulas verticais que começam a aparecer por volta dos 40-45 anos (um pouco mais cedo nas fumadoras). Ora, para garantir o tonus muscular nesta zona, que levará a manter os lábios firmes, será necessário aplicar diariamente, de manhã e à noite, um cuidado específico para o contorno de lábios.


Existem diversos no mercado, quer em perfumarias, farmácias ou até supermercados.
Após a aquisição do produto, aplique-o através de leves massagens, uma vez que é uma zona muito sensível, fazendo-o em círculo sobre toda a superfície dos lábios e o seu contorno de maneira a estimular a micro circulação, o que lhe irá dar uma boca mais macia e carnuda.


A hidratação aqui, tal no como resto do rosto/corpo, é fundamental uma vez que esta zona desidrata com muita facilidade, já que não tem glândulas sebáceas. Para além disso, sofre imensas agressões, como contacto com os alimentos quentes, tabaco, evaporação da saliva com o hábito que temos de passar a língua nos mesmos. Com o passar do tempo estes vão envelhecendo e ficam enrugados. Logo, para evitar isso, vamos mantê-los sempre bem hidratados.


O ideal é utilizar um bálsamo nutritivo o ano todo e um batom específico para Inverno e outro para Verão. De Inverno protege do frio excessivo e, no Verão, do sol.
Em relação aos batons/glosses mais adequados e tons, recomenda-se, se deseja obter uma boca volumosa, usar tons claros. Porém, cuidado com os tons demasiados beges que dão um ar cansado e tornam os dentes amarelados. Ou seja, o ideal é um meio-termo, optar pelos tons próximos da cor dos seus lábios.


No que concerne à textura, tudo o que tem muito brilho dá a ideia de maior volume. Logo máxima atenção na escolha do seu gloss: aconselha-se a experimentar primeiro antes de comprar. Leve uma amiga para aconselhar, sabe como é, “quem esta de fora vê melhor”.

Se, pelo contrário, deseja que a sua boca pareça mais pequena, o ideal é os tons mais escuros e com menos brilho.




PS: Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tendências Primavera 2011 - Camisas...

English version: Google Translate

A camisa, tal como a conhecemos actualmente, data do princípio do século XX. A primeira que se conhece, já com botões e parecida com a actual, aparece em Inglaterra. Esta peça tem sido ao longo dos tempos reinventada vezes sem conta.


Existem diversos tipos de camisas, adaptadas às diferentes culturas, climas e preferências estilísticas sugeridas pela moda.
Ora nesta estação, a camisa vai ser uma das peças chave, de inspiração masculina. Torna-se peça indispensável no guarda-roupa feminino, surgindo a partir de agora com mil versões primaveris.


Esta pode ser clássica, em tons neutros, desportiva ou em estilo náutico com riscas azuis e brancas, ou trendy com cores fortes ou mais feminina, com folhos, rendas, laçadas.


Vai ser utilizada em todos os materiais. As camisas que são um forte destaque desta estação querem-se brancas, fluidas, masculinas, com ou sem mangas.
Em relação aos tons, os neutros são os mais desejados neste look tão city - primaveril.


Aposte numa camisa creme, num tecido sofisticado para um look trendy e urbano.
A camisa é, portanto, uma peça na qual deve investir esta estação… Por vezes, um pequeno nada de bom gosto pode fazer a diferença.

 “Acho que faz parte da elegância não ter medo do ridículo, poder brincar”
Maria de Medeiros in Activa

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Crónica: A História do Beijo…

English version: Google Translate

Pois é, vem aí mais um dia, 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim ao qual se convencionou chamar Dia dos Namorados. E, minhas caras, namorar além de outras coisas é também beijar, muito e bem.
Não sei se vai dar um beijo ao (à) seu (sua) namorado (a). Nem sei se tem namorado (a). Porém se tiver, os namorados beijam-se, certamente, todos os dias. É suposto. O beijo do Dia dos Namorados não tem que ser especial. Nem o sentimento. Há dias para (quase) tudo. Que não haja dias marcados para o amor.
Logo, a propósito, aqui fica uma breve crónica das histórias, esta sobre o beijo.
Augusta.


Manuela Alvarez, Beijo, em artgeist.pt

Nenhum historiador pode, com absoluto rigor, contar a história do beijo. Sabemos que a palavra precede do latim – osculum – e que é um toque dos lábios com qualquer coisa, normalmente uma pessoa. Portanto, o beijo é um gesto que pode significar afecto, amor, paixão, despedida, celebração, conforto, luto, respeito.
Os antropólogos acreditam que a origem do beijo pode estar no facto das mães pré-históricas, quais pássaros dóceis, mastigarem o alimento antes de o passarem para a boca do seu bebé sem asas.
Quatro textos em Sânscrito Védico, escritos na Índia por volta de 1500 A.C., parecem descrever pessoas beijando-se.
No Império Romano, por sua vez, existiam três espécies de beijo: o osculum, beijo na face; o basium, beijo nos lábios e o savolium, beijo profundo.

Rodin, O Beijo, 1886

Entre os persas, na Antiguidade, os homens beijavam-se na boca. Mas só as pessoas do mesmo nível hierárquico o faziam. Se um dos homens fosse inferior, o beijo seria na face.
Na Inglaterra medieval, ao chegar-se a casa de alguém, o visitante beijava o anfitrião, a sua esposa, todos os filhos e mesmo o cão e o gato se os tivessem.
Na Escócia antiga, os padres beijavam os lábios da noiva no final da cerimónia do casamento. Deste beijo dependeria toda a futura felicidade conjugal. Depois, na festa, a tímida noiva deveria circular e beijar todos os homens na boca que, em troca, lhe davam dinheiro.

Edvard Munch, O Beijo, 1897

Paralelamente, os religiosos substituíram o beijo na boca pelo beijo nos pés, chegando-se, ao aperto de mão e ao abraço, embora em algumas culturas o beijo entre homens permaneça, como forma da saudação, no presente.
O beijo na boca surgiu em França. Aquele em que as línguas se entrelaçam e cuja expressão – beijo de língua – foi criada por volta de 1920.
Concluindo, o beijo tem relação com a cultura dos povos e o sentimento superará sempre o significado.
Claro que o cinema mediatizou o beijo. Em 1927, o primeiro filme vencedor do Óscar de melhor filme, Wings foi o primeiro a mostrar dois homens, grandes amigos, a beijarem-se na face.

Foto cedida U.S. National Archives and Records Administration
Essa famosa fotografia captura um beijo comemorando
o final da Segunda Guerra Mundial, na Times Square, em Nova Iorque


Posteriormente, o beijo imortalizou o cinema e o cinema acreditou na sensação visual do beijo e na vertigem dos lábios desinibidos. Escolhemos três exemplos: 1942, Casablanca e o inesquecível beijo de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman; 1953, From Here to Eternity e o húmido beijo de Burt Lencaster e Deborah Kerr; 2005, Brokeback Mountain e o polémico beijo de Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. Este beijo acabou por ganhar um MTV Movie de melhor sequência de beijo.
Além do cinema, todas as manifestações artísticas valorizaram o beijo: pintura, escultura, literatura, desenho, música, fotografia.

nanamada.blogspot.com

Para sempre, o beijo perdurará como algo indescritível, profundo, secreto. Para quem o dá. Para quem o deixa dar. O segredo é deixá-lo (a) beijar.

Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor

Até breve…
Augusta.

English version: Google Translate

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tendências Primavera 2011 - Sapatos...

Conhece a expressão “ser olhada de cima a baixo”. Contudo, quem for original poderá querer mirá-la de baixo para cima… Cuide, pois, da forma como se calça.

Esta Primavera os sapatos têm diversos estilos, que vão desde o salto vertiginoso ao totalmente rasteiro passando pelo médio. Porém, deixaremos isso para uma crónica mais adiante.
Hoje vamos falar dos “indestronáveis escarpins”. Protótipo do sapato feminino, este não só alonga a silhueta como se torna uma aposta segura quando se quer estar elegante.
Clássicos e discretos, os escarpins (ou pumps), podem ser usados em qualquer ocasião.
Com calças de ganga no dia-a-dia e com vestidos em ocasiões mais formais.



Em relação aos materiais eles podem ser de pele polida, de camurça, pele de cobra, etc.
No que concerne ao modelo, apesar de os clássicos continuarem em alta, os mais glamorosos são sem dúvida os compensados.




Dicas para os manter impecáveis: Aplique um spray antimanchas e poeiras antes de os utilizar pela primeira vez. Outro truque que lhe vais dar resistência e maior durabilidade é o de reforçar/proteger as solas e saltos com solas antiderrapante. De Inverno, não deixa o frio chegar ao pé e de Verão impede de aquecer em demasiado. Por outro lado, são excelentes porque impedem quedas em superfícies mais escorregadias ou húmidas.





Recomenda-se também, antes de os guardar, limpar com um pano ou escova.
Outra dica é de preferência não usar dois dias seguidos os mesmos, para que estes não percam a forma


Não tenham vertigens, usem e abusem do salto vertiginoso, esta muito in e qualquer mulher além de crescer uns centímetros com eles ficam mais sexy e elegante, uma vez que estes tornam qualquer perna mas longa e favorecem o “bumbum”.
Nem as estrelas os dispensam.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tendências Primavera 2011 - Calças...

Como mulheres, todas sabemos que um vestido fluido ou justo e uma saia sexy é sem dúvida mais feminino. Porém, um par de calças versáteis são capazes de enfrentar qualquer situação e em situações de impasse é a peça que nos deixa mais seguras, seja por ser meramente do guarda-roupa masculino, seja porque esconde na totalidade as pernas, arautos desde sempre da sensualidade feminina.
Então falemos de calças, e uma vez que este vai ser o ano das calças, elas vão ser a peça chave tanto de noite como de dia. Vão usar-se todos os tipos e modelos, ou seja para cada uma, ou cada corpo existe o par perfeito. Basta procurar bem.
As calças com corte direito, perfeitas para qualquer estilo, usadas com saltos à semana, ficam lindas acompanhadas com bailarinas ao fim-de-semana. Este modelo pode ser usado por praticamente todas as mulheres.


As de corte masculino (clássicas), com pregas e cintura ligeiramente descaída, ficam divinais conjugadas com tops para sair a noite e de dia com camisas bem femininas.


As calças hiper-largas voltaram. De realçar que são ideais para mulheres altas ou baixas mas bem esguias. Estas são ideias para complementar o estilo anos 70. Dão-se preferência às de cintura bem subida, ficam lindas com botas compensadas e salto bem alto de madeira.


As skinny são agora reinventadas em cinta subida durante o dia com um casaco clássico e à noite com tope brilhante ideal para um cocktail.


Um outro modelo é o cropped.


Este modelo é um contraste entre o look masculino das pinças e dos bolsos laterais e a feminilidade da cintura alta. Estas usam-se pelo tornozelo, são extremamente elegantes, porém só favorecem as mulheres magras e com pernas bem altas.

Reflexão:
“A elegância não tem absolutamente nada a ver com a moda”
Karl Lagerfeld

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tendências Primavera 2011 - Cintos...

Bem… dizem, alias todos os dias que estamos em crise e segundo o senso comum é necessário “ apertar o cinto”. Nada mais apropriado então do que falar de CINTOS:

Sim, é verdade o cinto está de novo em grande e merece um especial destaque no seu guarda-roupa de Primavera. Este aplica-se a todo o tipo de peças, nas calças é um clássico, nos vestidos fica divinal, fino para os vestidos mais clássicos e bem largo para os mais desportivos.
Porém, o importante ou o diferente no momento é ajusta-lo à cintura por cima de casacos, camisolas, enfim por cima de tudo e em tudo, de forma a sentir-se segura e pronta a enfrentar qualquer situação.


Em relação aos materiais eles podem ser em corda com aplicações de metal ou pedras ou em renda, nos tons pastel e dando um ar bem romântico a qualquer peça.
Por outro lado, para as mulheres mais altas os cintos bem largos do tipo “espartilho” são uma tendência a aproveitar. Dão uma enorme elegância e acompanham bem com vestidos finos e fluidos.


Por fim, não deve ser esquecido o mais ou menos clássico cinto em couro nos tons mel, castanho chocolate e dourado que se aplica em todos os brancos desde o gelo ao branco “sujo”.


Pois caríssimas, aproveitemos então. Já que está na moda apertar o cinto, este fica elegante e qualquer mulher ao adquirir cintura se torna mais curvilínea.

Até breve…com mais dicas

Augusta.