domingo, 29 de julho de 2012

Mundo Mulher (I) - Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee, Tawakkol Karman

  MUNDO MULHER
WORLD WOMAN
MONDO DONNA
MUNDO MUJER
MONDE FEMME
WELT FRAU

Iniciamos hoje um novo ciclo de crónicas, intitulado MUNDO MULHER. Nelas, o autor irá escrever, sem preocupação de unidade cronológica, breves biografias sobre mulheres que, na sua escolha pessoal, se celebrizam /celebrizaram em áreas distintas. Da política ao cinema, literatura, música, artes, moda – em toda esta temática a mulher será protagonista. Sim, porque a mulher protagoniza todas as manifestações do mundo em que se envolve.
De acordo?

Augusta.

Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee, Tawakkol Karman 





"Pela sua luta não violenta para a segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres à sua plena participação na construção da paz e trabalho"

           Prémio Nobel da Paz – 2011





Iniciamos estas crónicas falando da paz. Para tal, buscamos “gente de paz”. Referimo-nos às três distinguidas com o Prémio Nobel da Paz 2011 – Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkol Karman.
O Prémio Nobel da Paz foi instituído em 1901 e, de acordo com Alfred Nobel, deveria distinguir “a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz”. Trata-se de um Nobel com características próprias, dado que pode ser atribuído a pessoas ou organizações envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já concretizaram os seus objetivos em áreas específicas.

Ellen Johnson Sirleaf nasceu na Monróvia em 29 de outubro de 1938 e é, desde 2005, presidente da Libéria. Líder do Partido da Unidade, foi a primeira mulher eleita chefe de estado de um país africano.
Em 1985, criticou publicamente o regime militar, o que lhe valeu uma condenação de dez anos de prisão, embora fosse libertada pouco depois de ser presa. O Prémio Nobel da Paz foi-lhe atribuído graças ao seu esforço em atrair investidores para a renovação do seu país, já que se trata de um país muito pobre, sem infraestruturas, esgotos, canalização, água potável, nada. Tem tentado implantar um regime de igualdade para as mulheres, pugnando pela igualdade de direitos.
Na sua luta tem apelado a todas as mulheres maltratadas para se imporem e às que têm lutado pela liberdade feminina que continuem, acentuando que, se todas fizerem um pouco para atingirem o mesmo objetivo, essa concretização será mais fácil e o mundo será mais fraterno. É vista atualmente como reformista e pacifista.

Leymah Gbowee nasceu na Libéria em 1 de fevereiro de 1972. Liderou o movimento de mulheres de paz que ajudou a pôr fim à Segunda Guerra Civil da Libéria em 2005, criticando a ignorância, arrogância e cultura global das agências das Nações Unidas enviadas para ajudar a desarmar o país.
Conseguiu ainda tornar-se associada de um programa de graduação em Serviço Social em Mother Pater, faculdade de Ciências da Saúde.
Como exemplo solidário para outras feministas de paz, chegou a dormir no chão de um corredor de hospital com um recém-nascido durante uma semana por não ter dinheiro para pagar nem ninguém que a ajudasse.
Liderou o movimento de distribuição regular de panfletos contra a violação das mulheres, a morte das crianças e os atentados à paz.
Em 2002, organizou uma série de protestos que incluíam uma “greve de sexo” de que foi protagonista e que, se teve pouco ou nenhum efeito prático, chamou a atenção dos media para a situação da mulher liberiana.
Em setembro de 2006 foi para Nova Iorque para trabalhar na ONU na proteção das mulheres vítimas de violência sexual. Em 2007 voltou para a Libéria, continuando os seis esforços de paz, numa união a que chama um “poder maior” – Deus.

Tawakkol Karman nasceu em 7 de fevereiro de 1979 em Taiz, Iémen. A mais jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz é atualmente apelidada de “Mulher de Ferro” e “Mãe da Revolução”. É graduada em Comércio pela Universidade de Ciências e Tecnologia e pós-graduada em Ciência Política pela Universidade de Saná. É jornalista, política e membro do Al-Islah, partido político e ativista dos direitos humanos.
Cofundou o grupo de direitos humanos das mulheres “Jornalistas Sem Correntes” com outras sete mulheres jornalistas em 2005, a fim de promover os direitos humanos, nomeadamente a liberdade de opinião, imprensa e expressão.
Tem pautado a sua vida, lutando pelas meninas e meninos iemenitas que sofrem de desnutrição, pelo analfabetismo que atinge dois terços das mulheres iemenitas, defendendo as leis que impedem o casamento de mulheres com menos de dezassete anos. Lidera movimentos de protesto contra a corrupção do governo, designadamente a ditadura, pobreza e desemprego.

Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Até breve...
Augusta.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tendências verão 2012 – O Rosa…

Uma das cores deste verão é o rosa, desde o rosa forte ao pálido, passando pela chiclete, ou seja, todos os tons de rosa estão in, se gostar tem de aderir.
É uma cor bem feminina e desde sempre associada à mulher. Se gostar dos tons mais fortes, estes criam uma mulher vibrante e cheia de energia, se tiver um estilo mais romântico ou discreto, é de aderir aos tons mais pastel e rosas pálidos. Pode usá-lo em look total ou apenas em apontamentos.
Pode ser usado de dia e durante a noite, só depende dos acessórios para transformar o conjunto.
Na maquilhagem também continua, tanto em batons mais ou menos fortes, como no verniz.
Os tons mais fortes favorecem as peles mais morenas e negras e os tons mais claros ficam divinos nas peles mais claras, nas loiras e nas ruivas.
Tente ter sempre em conta a ocasião. Se for algo mais formal, os tons muito fortes e chamativos não são aconselhados. Mas, se gostar, nestas ocasiões, pode usar em acessórios, como pulseiras, carteiras e ou sapatos.
Pode fazer diversas combinações só com os diversos e variados tons de rosa ou combiná-lo com outros tons.
Se tiver um estilo mais desportivo, misture com gangas.
Crie o seu próprio estilo, misture e recreie.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

domingo, 22 de julho de 2012

Crónica: (f)útil!!! – Autoestima…

Nos dias de hoje, um problema com o qual se debate a sociedade e que tem dado origem a muitos estudos científicos é, sem dúvida, a questão da AUTOESTIMA (é a perceção que cada um tem de si, esta pode ser negativa ou positiva), nada fácil de definir por ser um conceito muito subjetivo, varia de pessoa para pessoa e de sociedade para sociedade. Sendo multidimensional engloba vários fatores, pessoais, económicos… não nos cabendo aqui debatê-lo. Vamos apenas dar algumas sugestões, para a manter positiva.
Claro que uma mulher fisicamente atraente, à partida, achamos nós (o senso comum), tem uma autoestima elevada. Pois enganam-se, nem sempre é assim. O simples facto de estar em perfeita forma física não é condição sine qua non para se sentir bem.
Acreditamos, e segundo alguns estudos que o confirmam, ajuda a manter-se em forma fisicamente, ou seja, olhar ao espelho e gostar da imagem refletida. Mas vai além disso, porque é importante sentir-se psicologicamente bem e, para isso, é fundamental ser feliz e gostar de si.
Isto pode ser conseguido fazendo algo todos os dias, para além da rotina obrigatória, que goste, pode ser algo simples, ler, dançar, caminhar, escutar música… enfim, depende do gosto e estilo de cada uma, mas se gastar todos os dias uns minutos com algo que lhe dê prazer, isso vai contribuir para se sentir melhor.
Sinta-se à vontade para receber e fazer elogios e demonstrar afeto pelos que aprecia, sem constrangimentos.
Manter o bom humor e rir, rir de si e de coisas que, à partida, não são agradáveis, é algo simples, mas que ajuda muito a manter a si e aos outros a autoestima no dia a dia, ou seja, são coisas simples e fáceis que pode fazer e que, com o tempo, vai observar melhorias no seu comportamento e no comportamento de quem a rodeia.
        ‘O riso
 É um tranquilizante
Sem efeitos secundários.’
Arnold Glasgow

E, principalmente, carpe diem (aproveita o dia) e sê feliz.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tendências verão 2012 – O vestido…

Nesta estação as peças mais frescas têm a preferência dos criadores e dos clientes.
Mas o vestido é algo intemporal que dependendo do tecido pode ser usado em todas as estações. Já Coco Chanel dizia que uma mulher necessitava de duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a amasse. Verdade seja dita, parece simples, mas não é. Nenhuma das duas coisas é fácil de encontrar.
Nesta crónica vamos dar-lhe uma, o vestido ideal para as estações mais quentes.
 
Antes mesmo de comprar o seu vestido, deve ter em conta algumas dicas: o seu tipo de corpo, a sua profissão e ainda o seu estilo, e sim, depois, deve então comprar um dos modelos em voga.
Na hora de experimentar não esqueça de olhar bem ao espelho em todos os ângulos possíveis, para ter a certeza de que é o tal, ou seja, que lhe assenta na perfeição, esconde o que tem de pior e realça o seu melhor.
 
Um dos modelos é o do tipo evasê, com linhas simples e quase geométricas, acima do joelho e que fazem lembrar os anos 70.
Outro dos modelos muito in, é o que fica abaixo do joelho e com cintura bem marcada, ou pelo corte ou por cintos, a lembrar os anos 40/50.
Para as mais magras ou com pouca anca, os rodados e franzidos com um ar bem rock; se for alta, use com sapatilha ou sabrina num look bem prático e feminino.
O denominado estilo camiseiro também está de volta, útil para alturas mais práticas, tem um conforto que assenta bem a quase todas.
Mais uma vez, a moda apresenta diversos estilos e modelos. Escolha um e adapte-o a si. Atreva-se.
Esta tendência faz uma mulher elegante e, por vezes, com um toque de inocência, mas sempre in.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

domingo, 15 de julho de 2012

Crónica: (f)útil!!! – Truques para melhorar cada silhueta…

Todos queremos aquilo que não temos. As mulheres em particular sentem-se no geral insatisfeitas com o corpo que possuem, seja por ser mais forte, magra, baixa, enfim, querem sempre mudar algo. Como isso nem sempre é possível e como temos de aprender a viver com o que temos, resta-nos aprender a escolher a roupa certa para realçar o que temos de melhor e esconder o menos bom.
Quem tem perna grossa, pode disfarça-las, usando na parte de cima peças com padrões e detalhes mais elaborados. Em contraponto, para a parte de baixo deve usar calças de cinta alta, de preferência sem padrões e em tons escuros, sobre o largo e fluidas ou então com riscas verticais. Se preferir vestidos, use e abuse dos longos. Para as mais altas, modelos cintados e em corte evasê. Para as mais baixas, o vestido estilo império, que são cortados logo abaixo do busto, dão a ilusão de pernas mais longas; o modelo caicai, também assenta bem, uma vez que deixa os ombros à mostra, evidenciando assim a parte superior.
Quem tiver o denominado “pneu” e quiser disfarça-lo, uma vez que realmente é algo desagradável que retira a cintura e dessa forma a elegância, os modelos de vestidos e blusas de trespasse na frente são excelentes para este problema. Acabam por esconder a gordurinha extra que se forma na zona. Se gostar de usar a camisa por dentro da calça, escolha um modelo sobre o soltinho e de tecido fluido, evite peças com estampados grandes, evite os brilhos e principalmente as camisas demasiado curtas. Dessa forma acabará por disfarçar esta zona problemática.
Um dos truques para quem está acima do peso é investir nos acessórios. Se tiver pescoço longo, abuse dos colares junto ao pescoço e dos lencinhos; se gostar de brincos grandes também ajudam. Em relação aos cintos, deve ter algum cuidado na escolha: prefira os mais finos e sempre ao tom da peça e nunca demasiado apertados. As carteiras mais adequadas são as pequenas e de alças compridas até à anca, que ajudam dessa forma a alongar a silhueta, nunca use a carteira à altura da barriga e nem carteiras xxl.
Se gosta de calças, dê preferência às de cinta média e de corte a direito em tons escuros e sem detalhes na frente. Outra dica é usar as lingeries que modelam e ajudam a melhorar a silhueta e acabam também por contribuir para a postura.
Os modelos de vestido que dão a ilusão de mais elegante são os de trepasse com decote em V e os da linha império que alargam a partir do peito. Os modelos de corte reto e sobre o solto ou mais justos na anca também ajudam a disfarçar gordurinhas extra. Evitar todos os modelos justos.
Ou seja, a parte que gosta menos do seu corpo deve ser aquela em que utiliza a roupa mais discreta, para poder depois chamar a atenção das partes mais favorecedoras.
Por isso, primeiro deve conhecer bem o seu corpo e depois então toca a usar os truques para disfarçar o que menos gosta.
PS: Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tendências verão 2012 – Moda praia…

O verão está aí e com ele uma explosão de cores em tecidos leves e estampados, joviais e despojados. Vamos aproveitar a praia, as férias, o lazer e divertir-se acima de tudo. Inspirados nesta onda, os estilistas criaram uma série de modelos alegres e coloridos de biquínis, fatos de banho e todos os acessórios para praia.
As estampas geométricas estão em alta, especialmente nas cores fortes em tons laranja, amarelo, turquesa e pink.
Esta tendência está repleta de tons intensos em tricô, crochê e com padrões extravagantes e divertidos, junto com brilhos e bordados. E também os drapeados, uma tendência que cria modelos sofisticados e muito elaborados e que dão um estilo chic.
Na hora de comprar o seu biquíni, além das tendências, tenha em conta o seu estilo e tipo de corpo (crónica já publicada).
Os biquínis aparecem em todas as versões, estilos e tamanhos. As partes de cima surgem com alças, desde as mais finas às mais largas, estas ideais para bustos cheios.
Nas partes de baixo, o cós largo e cavas bem marcadas. Um dos estilos mais sexy são os vintage: lembra os que usava a Marily, hot pants e sutiã com copas.
Os de estilo maxi, com cuecas a fazer lembrar um calção bem curtinho e com mini topes que dão um look bem jovem e despojado.
Os drapeados com alças cruzadas que valorizam o busto. Os modelos caicai que renascem a aparecem em decotes diferentes. Os modelos de uma só alça, assimétricos que conferem um ar sexy às peças.
Ou seja, um mundo de opções e modelos. Escolha o que a favorecer mais.
Para completar o conjunto, as saídas de banho, sempre renovadas e cada vez mais diferentes. Podem ser apenas saias ou túnicas e vestido, que acabam por compor o conjunto e dar-lhe um ar diferente.
O restantes acessórios (óculos, bolsa e chinelos) devem ser combinados entre si, de forma a criar um visual descontraído e harmonioso que a faça sentir bem e confortável.
Aqui ficam algumas ideias, crie o seu look e desfrute.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

domingo, 8 de julho de 2012

Tendências primavera 2012 – O casaco de manga curta

Com o tempo incerto desta estação a nossa paciência e imaginação são colocadas à prova todos os dias, fazendo com que se renovem e criem conjuntos nunca imaginados.
Com esta crónica vamos deixar uma das tendências da estação que é muito adequada para dias incertos, o casaquinho com manga curta, que aquece sem ser demasiado e dá a qualquer conjunto um ar diferente e deliciosamente feminino.
A primeira a usá-lo e a criá-lo foi Coco Chanel nas décadas de 20 e 30.O sucesso foi tal que nunca mais saiu de moda, embora em certos anos e estações este não esteja tão em evidência.
Nesta estação, praticamente todas as marcas lançaram este tipo de casaco/cardigan e até o clássico blazer aparece com a manga curta.


Ele surge em materiais relativamente finos e tanto em cores mais neutras como também em cores mais fortes. Também o vai encontrar nos padrões mais desejados e com detalhes que fazem a diferença, como laços em vez de botões, aplicações de brilhos, enfim, um número infinito, onde a escolha final é sua.

  
Este pode ter a manga mais curta ou até ao cotovelo, o que lhe vai permite usá-lo também à noite.
Terá de ter em atenção o seu tipo de corpo na escolha. Se for mais cheiinha, opte por um tom liso e escuro e que não marque. Se for baixa, escolha um modelo mais curto com padrão miudinho.
Se optar por um modelo mais cintado, use-o com um cinto fino e calções ou saia, fica lindo.
Este casaco, dependendo da conjugação que fizer, vai dar-lhe um ar mais desportivo ou chique.
Se o conjugar com t-shirt e calça de ganga com sabrina, fica desportivo e ideal para passear ao fim de semana. Se conjugar com camisa e saia pênsil, fica clássico, diferente para trabalhar. Se lhe colocar um calção bem curtinho e um top com brilhos fica divino para sair à noite.
 

Como vê, este casaquinho pode valer ‘ouro’ em qualquer hora do dia ou situação. É só adapta-lo, porque é uma peça muito versátil.
Até breve… com mais dicas…
Augusta.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dicas... – O biquíni ideal… para o seu tipo de corpo…

Finalmente chegou o verão e com este as altas temperaturas. Logo, para quem gosta, tempo de praia.
Ora, a praia é por si só sinónimo de descontração e diversão, mas como sempre é bom sentirmo-nos bem e confortáveis onde quer que estejamos. Por isso, com esta crónica vamos deixar algumas dicas do biquíni mais favorecedor para o seu género de corpo. O ideal é que este realce as suas melhores características físicas.
O ideal é no fim de vestir o seu biquíni, olhar no espelho e gostar do que vê. Por exemplo, um biquíni muito apertado nas constas ou na anca, vai criar gordurinhas onde estas até não existem.
De seguida, algumas dicas para a escolha do modelo certo.
Na escolha da cor do seu biquíni, uma das coisas a ter em conta é o seu tom de pele.
Para as mais brancas são ideais os rosas, coral, pêssego, verde e os azuis.
Para as morenas sugerimos a mistura das cores fortes, rosa forte com laranja, azul com verde e roxo com azul.
Para as peles negras as cores flúor são as ideais.
Depois da escolha da cor, vamos tomar atenção ao tipo de corpo para a escolha do seu biquíni.
Se tiver pouco peito, pode optar pelos modelos caicai; use estampados e modelos com drapeados e folhos se quiser dar a ilusão de seio maior.
Se tiver pouca anca, use e abuse das estampas grandes e com bordados e brilhos.
Se tiver barriga, o ideal são os modelos de cinta mais alta e sobre o soltinho, nada de muito apertado. Outro truque na escolha é os fatos de banho.
Se tiver muita anca, escolha a parte de baixo em tons mais escuros e com a lateral larga, de preferência sem laços, para não criar mais volume nesta zona.
Se for gordinha, dê preferência aos biquínis ou fato de banho em tons liso e escuros, ou se gostar de padrões, escolha riscas verticais ou na diagonal.
Ou seja, o truque é na parte que gosta menos do seu corpo: use a peça em tons discretos e na outra aproveite e use a peça mais chamativa, em tons mais fortes ou com padrões e brilhos, para assim chamara atenção para onde quer.

PS: Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…
Augusta.