domingo, 31 de março de 2013

Mundo Mulher (VII) – Florbela Espanca

MUNDO MULHER
WORLD WOMAN
MONDO DONNA
MUNDO MUJER
MONDE FEMME
WELT FRAU

Florbela Espanca 
 
Rústica
 
Ser a moça mais linda do povoado.
Pisar, sempre contente, o mesmo trilho,
Ver descer sobre o ninho aconchegado
A bênção do Senhor em cada filho.

Um vestido de chita bem lavado,
Cheirando a alfazema e a tomilho...
 – Com o luar matar a sede ao gado,
Dar às pombas o sol num grão de milho...

Ser pura como a água da cisterna,
Ter confiança numa vida eterna
Quando descer à "terra da verdade"...

Deus, dai-me esta calma, esta pobreza!
Dou por elas meu trono de Princesa,
E todos os meus Reinos de Ansiedade.
 
                               Florbela Espanca, in Charneca em Flor
 
 
A 8 de dezembro de 1894 nasceu em Vila Viçosa Florbela Espanca, filha de Antónia da Conceição Lobo e de João Maria Espanca. Nascida de uma relação extraconjugal do pai, foi criada por este e pela esposa, só sendo reconhecida como filha legítima dezoito anos após a sua morte.
 
Em 1899, Florbela começa a frequentar o ensino pré-primário e, com sete anos de idade, escreve a sua primeira poesia de que há conhecimento, A Vida e a Morte.
Em 1908, Antónia Lobo morre vítima de neurose, após o que a família se desloca para Évora, onde Florbela prosseguiu os seus estudos no Liceu André Gouveia.
 
Em 1911, começa a namorar com Alberto Moutinho com quem casa pelo civil, aos 19 anos. O casal morou primeiro em Redondo. Em 1915 instalou-se na casa dos Espanca em Évora, por causa das dificuldades financeiras, regressando ao Algarve em 1916, onde Florbela Espanca reúne a sua produção poética desde 1915 no projeto Trocando Olhares. Colaborou como jornalista em Modas & Bordados (suplemento de O Século de Lisboa), em Notícias de Évora e em A Voz Pública. Regressou em 1917 a Évora onde completou o Curso Complementar de Letras e matriculou-se na faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi uma das catorze mulheres entre trezentos e quarenta e sete alunos inscritos.
 
Nesta cidade insere-se no meio boémio e, na sequência de um aborto involuntário, começa a manifestar os primeiros sintomas de neurose, desfazendo-se o seu casamento. Em 1919 foi publicado o Livro de Mágoas, passando a viver com António Guimarães o que a levou a ser alvo de uma certa marginalização social e com quem viria a casar em 1921, passando a viver em Matosinhos. Em 1921 o casal regressa a Lisboa e, em 1923, é publicado o Livro de Sóror Saudade. 

Em 1925, divorciou-se e casou com o médico Mário Pereira Lage, com quem vivia desde 1924, passando a morar em Matosinhos.
Em 1927, com a morte do irmão Apeles, a sua saúde agrava-se, passando a viver numa profunda melancolia e desilusão. A sua vida sentimental continua instável, o que não a impediu de se apaixonar pelo pianista Luís Maria Cabral e de preparar, após duas tentativas de suicídio, a publicação do livro Charneca em Flor.
 
A sua neurose agrava-se e a 8 de dezembro de 1930, dia do nascimento e do primeiro casamento, Florbela suicida-se, cerca das duas horas, com dois frascos de Veronal.
Postumamente, foram publicados os livros As Máscaras do Destino, (1931), Charneca em Flor (1931) e Diário do Último Ano, (1981).

 
VII
São mortos os que nunca acreditaram
Que esta vida é somente uma passagem,
Um atalho sombrio, uma paisagem
Onde os nossos sentidos se poisaram.

São mortos os que nunca alevantaram
Dentre escombros a Torre de Menagem
Dos seus sonhos de orgulho e de coragem,
E os que não riram e os que não choraram.

Que Deus faça de mim, quando eu morrer,
Quando eu partir para o País da Luz,
A sombra calma dum entardecer,

Tombando, em doces pregas de mortalha,
Sobre o teu corpo heróico, posto em cruz,
Na solidão dum campo de batalha!
                   Florbela Espanca, in Charneca em Flor

Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Até breve...
Augusta.
 
 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Tendências primavera 2013 – As linhas anos 60…

Nesta primavera as novidades da moda, sempre repleta de feminilidade a despeito da denominada” crise” que atravessamos, porém, nada impede que esta se continue a exprimir, exigindo, contudo, que se renove com formas de inteligência e muita originalidade e fantasia.
Daí, a moda em constante evolução e adaptação é também reinvenção ou retorno de velhas glórias, ou seja, genericamente renova-se ou reinventa-se. É o que acontece numa das tendências in da desta primavera: a renovação e retorno dos anos sessenta.
As linhas direitas, a conjugação de desenhos geométricos, as mini saias, os vestidos retos, toda esta tendência traz de volta os anos sessenta, com nostalgia para quem os viveu e novidade para os mais jovens.
 
As calças cigarrete, os fatinhos saia reta e casaco, as mini saias, todas as coleções têm um maior ou menor toque deste estilo, desde Oscar de La Renta, a Givenchy e Chloé. 
Inspirados nesta tendência aparecem também os vestidos, muito femininos e sexy com elementos decorativos geométricos e florais, juntamente com as cores muito vivas e, claro, as estampas vintage para dar um toque moderno.
As cores mais marcantes, são os laranjas, amarelos e azuis em diversas tonalidades, mantendo-se o preto e branco.
Também nos cabelos esta tendência vai marcar, os penteados e cortes da década de sessenta voltam em força. Os cabelos ripados e os penteados muito volumosos estão aí.
Dica: nunca esqueça que a roupa apenas projeta a sua personalidade, por isso, estar na moda é acima de tudo marcar a diferença pela positiva.


Até breve… com mais dicas!...
Augusta.

domingo, 24 de março de 2013

Crónica: (f)útil!!! – O calçado adequado… ao seu tipo…

O calçado é dos acessórios mais desejados para qualquer mulher. Porém, nem todas as mulheres podem usar todos, ou seja, para cada estilo (outra crónica já publicada) um determinado tipo de calçado.
Vamos deixar algumas ideias que podem tirar certos dilemas e dúvidas na hora de comprar e usar este acessório.
Se tem uma perna pequena, opte por sapatos, principalmente com saias, calções e vestidos. Estes vão ajudar a alongar a silhueta. Dê preferência aos saltos altos e médios, mas se prefere os rasos, opte pelos que têm decote no peito do pé e com saias acima do joelho.
Se tem a perna longa, use e abuse das botas de cano alto e de meio cano.
Se possui uma perna muito magra, o ideal é usar botas de cano e, se usar sapatos, use meias de tom claro para dar a ilusão de perna mais cheia e torneada. Saltos muito altos acentuam a magreza, opte por saltos mais grossos e com cunha e plataforma.
Se tem pernas muito fortes, os saltos altos alongam; se optar por sapatos escolha os do tipo boneca e nunca os mais abotinados.
Se tem pé grande, o ideal é optar por calçado com poucos detalhes. Evite os bicudos e opte por cores mais escuras, ou seja, o ideal é apostar em calçado discreto de preferência redondos pois diminuem mais o tamanho do pé.
Se tem pé pequeno, dê preferência aos sapatos com tons fortes e de qualquer modelo.
Se possui uns tornozelos finos, use botas e botins com fivelas laterais. O ideal são saltos finos e sapatos com tiras a apertar no tornozelo.
Se, pelo contrário, é dona de um tornozelo grosso, opte pelos modelos de sapato recortados à frente que dão a ilusão de alongar e os botins que não apertem nessa zona, mais largos que ajudam a disfarçar esse problema.
Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com
 
Até breve… com mais dicas…
Augusta.


quarta-feira, 20 de março de 2013

Dicas... – Para tornar os seus olhos maiores…

Uns olhos expressivos num rosto são um fator importante e muito marcante. Porém, nem todas nasceram com olhos grandes e ou expressivos, mas podemos sempre dar uma ajuda e melhorar o que já é bonito.
Nesta crónica vamos deixar alguns truques e ideias de como conseguir um olhar quase fatal e cheio de charme.
Uma dica: se pretende realçar os seus olhos, tenha em conta que os lábios devem ser discretos, nunca os dois ao mesmo tempo no rosto, fica demasiado “vulgar”.
Depois do seu creme e base, aplique um corretor e que seja também iluminador, com pequenas pancadinhas na zona mais escura, ou seja, no canto interno inferior do seu olho.
Aplique de seguida uma sombra cremosa em tom neutro ou rosado em toda a pálpebra superior e ao longo das pestanas inferiores.
Depois dê profundidade ao olho com uma sombra cinzenta no meio da pálpebra superior, excedendo um pouco os limites do olho.
Com o mesmo cinza trace uma linha fina por baixo das pestanas inferiores.
Aplique um pouco de eyeliner incolor mas com brilho nas pestanas inferiores e nos cantos dos olhos.
Junto às pestanas superiores trace uma linha média com eyeliner preto.
Utilize um revirador de pestanas e depois aplique um rímel preto que dê volume e alongue.
Contemple o resultado final; com certeza que o seu olhar ganhou expressividade. Se achar que não gostou, ou repita até melhorar, ou consulte uma especialista.
Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com
 
Até breve… com mais dicas…
Augusta.


domingo, 17 de março de 2013

Crónica: (f)útil!!! – Alguns truques na hora de comprar…

Ir as compras é, para a maioria das mulheres, um grande prazer e até uma forma de levantar o astral e ficar com mais auto confiança.
Porém, na hora de o fazer, não só por estarmos em crise, mas também para não cometer certos erros e exageros, deve seguir algumas regras úteis que vamos deixar nesta crónica.
A primeira questão a colocar a si própria é se sabe bem tudo o que tem, desde as roupas aos acessórios em geral, carteiras e calçado.
Se por acaso não tem bem a certeza, aconselho primeiro a dar uma volta ao seu closet, e retirar tudo, sim tudo, para fazer um apanhado geral. O ideal é dividir em partes, a que gosta e que não gosta e a que já não se usa.
E se está a guardar, há já algum tempo, algumas peças que gosta para quando ficar mais magra, esqueça, mesmo que emagreça, provavelmente, estas já não se vão usar.
Depois desta seleção, então comece por fazer conjuntos com as que gostou e lhe assentam bem. Acabará por descobrir novos looks e sem gastar nada.
Um passo interessante a tomar na organização do seu guarda-roupa é o de criar um padrão. Por exemplo, organizar por estações, o que veste no verão dificilmente veste no inverno, ou então organizar por cores ou por peças, ou seja, camisas, calças, saias, vestidos e nestes dos mais compridos para os mais curtos. Os acessórios e calçado e carteiras também devem estar organizados de forma a ser facilmente detetáveis ou visíveis, para facilitar na hora da escolha.
Faça uma análise das tendenciais da estação e só compre algo que lhe falte ou que possa complementar conjuntos que já tem.
Na hora da compra, faça como no super-mercado: leve uma lista do que necessita ou do que se conjuga com o que já tem.
Duas dicas: na hora de ir às compras, vá pela manhã. Há menos gente, as lojas estão mais arrumadas e as funcionárias mais simpáticas, por isso, poderá ver com mais calma e experimentar sem stress. O ideal é vestir-se e calçar-se de forma descontraída e confortável.
 
Até breve… com mais dicas…
Augusta.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Tendências primavera 2013 – As flores…

Esta primavera os motivos florais e com padrões vão manter-se com destaque e vão entrar pelo verão dentro.
Aparecem em tudo: nas calças, nos vestidos e saias, nas camisas, e até nos looks com ar mais masculino esta tendência vai estar presente.
Em relação às estampas, estas aparecem em grande e pequena escala, destaque para as fotográficas.
Se optar por uma camisa, combine com saia lápis para trabalhar ou com gangas no dia a dia.
As estampas florais com fundo mais claro e com flores em tons mais desbotados aparecem para dar um ar mais romântico e leve às peças.
Em relação às cores, destacamos o verde forte, o rosa choque, os dourados, o nude, os vermelhos, o azul e o turquesa.
Pode usar em look total ou apenas em pormenores e ou acessórios.
Não esquecer que as estampas e flores grandes aumentam a silhueta. Se gostar da tendência opte por padrões mais miúdos e fundos escuros.
As mais altas e magras ficam bem com estampas grandes, as mais fortes e baixinhas com padrões mais miúdos.
Também nas carteiras e sapatos vai aparecer a tendência e até nos cabelos as flores vão estar na moda.
Nos cabelos pode usar em curtos ou longos, soltos ou apanhados, depende da sua imaginação.
A escolha é sua, traga a primavera antecipada ao seu closet e faça deste um jardim, cheio de cor e com muita alegria, desde a roupa, aos sapatos, cintos, penteados… sem ou com moderação, depende de si e do seu estilo.


Até breve… com mais dicas…
Augusta.


domingo, 10 de março de 2013

Cuidados a ter: Com as suas unhas…

As mãos são algo que nos antecipa, mesmo antes de falarmos elas estão lá. Por isso, é importante que estejam limpas, hidratas e com um ar saudável. Por isso, também há o contributo das unhas.
Umas unhas fortes, resistentes, bonitas e com um ar saudável, dão um ar impecável a qualquer conjunto de mãos.
Um truque para que o verniz dure mais tempo é guardar os frascos num lugar fresco e sempre de pé.
Limpar a boca do frasco de verniz com um algodão embebido em acetona, para assim o fechar hermeticamente, o que impede a entrada de ar que seca a fórmula.
Os polidores de unhas deixam as unhas mais bonitas porque eliminam as estrias e tornam a unha mais lisa. Porém, deve ter cuidado: isso desgasta a unha e só deve fazê-lo de seis em seis semanas.
Ao aplicar o verniz, se quer que ele dure mais, não deve nunca tocar na pele da cutícula.
Para nutrir externamente as suas unhas, use umas gotas de óleo de amêndoa e abacate, vai verificar que com o tempo estas ficam mais bonitas e resistentes.
Existem também alguns alimentos que ajudam a endurecer as suas unhas, tais como: ovos, fígado, soja, ostras, lentilhas, espinafres… etc.
Já notou que, por vezes, as suas unhas ficam amareladas? Um truque bem natural para resolver isso, depois de retirar o verniz, junte sumo de limão, com levedura e umas gotas de água oxigenada e mergulhe as unhas por uns minutos nessa pasta.
Em relação ao formato da unha, redonda, quadrada, oval, o ideal é que a sua unha acompanhe o formato do seu dedo e favoreça o conjunto total da sua mão.
Não esqueça que as mãos são um cartão de visita e um dos primeiros sítios onde se nota o envelhecimento, cuide delas.
PS: Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com
 
Até breve… com mais dicas…
Augusta.