domingo, 29 de junho de 2014

Crónica: (f)útil!!! – Estratégias para ficar mais magra…

Há determinadas estratégias que acabam por dar a ilusão ótica de mais magra e, por vezes, são simples.
Vamos deixar aqui alguns desses truques para que possa utilizar e comprovar.
Uma das peças que alonga a silhueta é o blazer mais longo, normalmente até à anca, ou a cobrir a mesma se a tiver muito larga, levemente ou mais cintado, depende do seu corpo: este pode ajudar a tornar a silhueta mais elegante.
Se estiver com um vestido que lhe aumenta a anca ou a barriga, experimente o truque do blazer e verificará que desaparece instantaneamente o seu problema.
Tenha em conta o tecido que não deve moldar, mas sim cair bem.
O corte é fundamental e a manga deve acompanhar até ao início da mão; se tiver um braço gordinho, isto vai ajudar a estilizar a silhueta.

Se o casaco tiver um bom corte e o tecido cair bem, nem é necessário ser escuro. Se for estampado e você estiver acima do peso, deve optar por estampas miudinhas e com fundo escuro.
Nas estações mais frias, o Trench Coat pode fazer o mesmo trabalho.
Creio que todas já percebemos que não temos o corpo exatamente como desejaríamos, mas com algumas estratégias podemos modelá-lo a ficar como desejaríamos.
Outra peça que pode dar muito jeito no guarda-roupa é o vestido a direito. Se for bem magra pode ser colado, se for mais cheiinha aconselha-se algo menos colante e num tecido que caia bem; dependendo da sua altura e pernas, escolha o comprimento que mais a favoreça.
Se tiver braços fortes ou flácidos, dê preferência aos vestidos de meia manga, para o verão, e manga comprida para o inverno, mas nunca demasiado justa.

Os vestidos mais longos favorecem as mulheres mais altas. O corte ser na cinta ou abaixo do peito tem a ver com o seu formato de corpo (link), tamanho de seio e se tem ou não barriga.
Os vestidos longos também são bons para esconder pernas gordinhas e os decotes favorecem o colo, chamando assim atenção para essa zona.
Já sabemos que os tons mais escuros ajudam a emagrecer, verdade? Mas não tem de ser unicamente o preto.
Tons escuros como azul marinho, azul petróleo, roxo, verde escuro, cinza antracite, entre outros, criam o mesmo efeito, ou seja, são eficazes na operação emagrecer instantaneamente.
Se a peça for em degrade, use sempre o tom mais escuro na sua parte mais larga, para que o efeito seja ainda mais evidente.

Camisolas e t-shirts soltas também podem ser grande ajuda nesta operação. São práticas e, desde que não marquem o corpo, podem ser boas aliadas, mas atenção aos efeitos opostos. Ou seja, demasiado largas acabam por dar maior volume, uma vez que ampliam a figura. Tenha isso em atenção, nem demais nem de menos.
Outra regra de ouro: se uma parte é larga, a outra deve sempre ser mais justa. Duas peças largas vão deixar a figura sem forma, o ideal é contrabalançar com bom senso.
As túnicas e kaftans são peças boas para as mais gordinhas, e ainda para esconder a barriga; e se tiverem mangas, também ajudam nos braços.
Este tipo de peça tem uma elegância própria, apesar de ser sobre o largo.
Inspiram delicadeza e fluidez pelo tipo de tecidos de que são feitas e dão uma graça especial a qualquer mulher.
Os vestidos rodados e pelo joelho, além de serem românticos, podem ajudar a esconder algumas gordurinhas.
 Os franzidos são os mais adequados para quem não tem anca larga; os de corte abaixo da cinta para quem tem anca mais larga e os estruturados para quem tem barriga. Todos eles marcam a cinta e criam uma figura mais estilizada.
Boleros acompanham bem. Evite os coletes que chamam atenção para os braços, se estes forem fortes.
As lingeries especificas (link) são a base de tudo, pois modelam o corpo, a forma desejada e preparam-no para o vestir.
Estes são alguns truques que vão ajudar a ficar mais elegante, longilínea e magra.
Estratégia final: evite excessos em tudo e lembre-se que “menos é mais”.
Nota: Agradecemos as imagens a “Gostei e Agora”.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

domingo, 22 de junho de 2014

Dicas... – Para a mulher baixa…

Nem só as mulheres altas são elegantes. Todas as mulheres com pequenos truques podem ficar elegantes e muito sexy.
Em relação às mulheres mais baixas, existem algumas dicas que podem ajudar a alongar a silhueta, dando por isso a ilusão de mais alta.
Ou seja, é necessário em primeiro lugar criar uma linha vertical da silhueta. Evitando, por isso à partida, qualquer elemento que crie um efeito horizontal, que acaba por achatar o corpo e dar a ilusão de mais baixa e gorda.
Uma regra básica é o respeito pelas proporções e forma de cada corpo para criar a imagem certa.
Em relação às saias e vestidos, evite os comprimentos que fiquem entre o joelho e o tornozelo.
A minissaia é das que mais valoriza a mulher baixa, desde que tenha uma perna proporcional.
Ou seja, as saias e vestidos mais curtos mostram mais pele e dão a ilusão de mais longa e com saltos altos ainda ganha mais uns centímetros.
Há que ter em conta, porém, certas situações menos adequadas a este tipo de comprimento, local de trabalho, idade, tipo de perna, gosto próprio…
Neste caso, saia mais longa fica bem na mulher baixa e magra desde que seja de corte reto ou com pouco volume.
E ainda a saia lápis é uma das peças chave, desde que marque a silhueta e fique na altura do joelho ou ligeiramente acima, ideal para situações mais formais.
Os vestidos mais compridos devem ser usados com sabedoria, ou seja, não podem usar qualquer um, dê preferência aos de corte direito, com decotes em V e sem costas, ou com ombros à mostra para alongar.
Para quem gostar, os cortes de estilo império em vestidos também ajudam a alongar.
As cores certas têm uma enorme influência no look total. Evite cores claras e brilhos ao mesmo tempo. Dê preferência às cores escuras e tecidos foscos.
Em relação aos padrões, estes também têm uma enorme influencia no look, os mais indicados são as estampas pequenas e delicadas.
As riscas verticais criam um efeito longilíneo e alongam as silhuetas.
Os looks monocromáticos são ideais para alongar a silhueta, invista em peças do mesmo tom que criem uma espécie de degrade.
Usar o mesmo tom, ainda que em tonalidades distintas, ajudam a dar a ilusão de mais alta, uma vez que acaba por se criar uma linha vertical longa que emagrece.
São 3 as formas de criar este look, tom sobre tom de uma só cor, uma cor única e, por fim, sem variar a tonalidade. Ou seja, cores diferentes mas similares, por exemplo: branco e pérola, preto e cinzento antracite. Se usar acessórios, estes devem seguir a mesma regra das roupas.
As peças de cinta alta também podem ajudar, mas a evitar pelas mulheres mais altas de perna, pois desequilibra o corpo, já que este modelo visa alongar a parte debaixo do corpo.
O calçado ideal, também pode ajudar a alongar. Por exemplo, com calças, o ideal é usar o sapato à cor da calça. Com saias e vestidos, os sapatos em tom nude, cor da pele, são ótimos aliados. Sapatos com maior decote também alongam. No fundo, o truque é igual: quanto mais pele se vir, maior a ilusão de alongar.
Por fim, claro que os saltos altos são o ideal, mas se não gosta ou não se sente à vontade, vá pelos saltos médios, as mais magras; as mais fortes, saltos médios mais finos. Para as pernas mais fortes e ancas largas, saltos mais grossos, por uma questão de proporção.
As calças skinny ajudam a alongar a perna e até pode usar com sapatilha se for magra. Evite a bainha dobrada que encurta a perna.
Um truque que também funciona bem são determinados modelos conjugados, por exemplo: os modelos assimétricos, curtos a frente e mais longos atrás.
Casacos, use até ao joelho ou longos com saltos altos, mas sempre em cortes direito e sem volume. Evite os casacos franzidos e com muitos bolsos.
Os trench coat, peças chave em todas as estações, devem ser escolhidos sem grandes aplicações e que fiquem ligeiramente cingidos ao corpo.
Os cintos, dê preferência aos mais finos, estes não corta o perfil como os mais largos.
Certos acessórios como os lenços devem ser usados soltos, com as pontas na vertical para alongar a silhueta.
Os colares mais longos e finos também criam a ilusão ótica de uma linha vertical que alonga o corpo.
Em relação aos brincos (única exceção para usar grandes, se usar sem colar e tiver rosto grande), anéis e pulseiras e demais acessórios devem ser finos e delicados.
As carteiras mais adequadas às mulheres baixas são as pequenas e médias e que não passem da altura da anca.
Mais uma vez a proporção é fundamental, ou seja, usar acessórios proporcionais ao nosso tamanho.
Dicas finais, o que deve evitar.
Ter muito cuidado com as sobreposições, tão na moda; só usar se não fizerem muito volume.
Evitar pregas e franzidos, riscas horizontais, comprimentos midí
Roupas demasiado largas acabam por fazer a pessoa mais forte e baixa do que é. Por outro lado, evitar também as demasiado justas que acabam por revelar certas gorduras indesejadas. O ideal é o meio-termo, as peças com bom caimento e tecidos adequados.
Evite estampados muito grandes e calças mais largas em baixo.
Muito haveria ainda a dizer. Fica para uma próxima, mas se tiver dúvidas ou necessitar de uma dica mais personalizada, envie e-mail para: udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…

Augusta.

domingo, 15 de junho de 2014

Tendências primavera - verão 2014 – Os cabelos…

Com a primavera aí e o verão a chegar, novas tendências surgem nestas estações. Os cabelos também não fogem à regra, são um dos aspetos fundamentais do nosso visual, porque acabam por ser a moldura do nosso rosto, e este o nosso primeiro cartão de visita em qualquer situação.
Logo, um bom corte e um cabelo bem tratado podem fazer toda a diferença. Aqui ficam algumas das tendências.
Um pressuposto inerente à partida é o da naturalidade acima de tudo, ou seja, independente da cor, corte e tamanho, o importante é um look bem natural, que acompanha muito naturalmente com as estações mais quentes.
Tanto os cabelos soltos, como os apanhados seguem a tendência de “parecer” naturais, sem cortes demasiados arrojados com marcas da tesoura. Devem dar a ideia que cresceram acima, de forma naturalmente desalinhada.
Os cabelos presos e apanhados das mais diversas formas são a maior tendência, e com muita lógica, pois são formas de trazer o cabelo bonito e, ao mesmo tempo, refrescante.
Aqui, a tendência é que se prenda o cabelo de forma aparentemente despretensiosa, que deixem a mulher bonita, natural e muito fresca, para enfrentar melhor as horas de calor.
Com maior ou menor esforço, vai depender do que gostar e escolher. As tranças, o coque e o rabo-de-cavalo aparecem em todas as situações, inclusive nas mais formais.
As tranças surgem numa heterogeneidade tão grande que fica difícil escolher, mas ao mesmo tempo permite uma escolha variada.
Os rabos-de-cavalo aparecem em diversos estilos, mais altos (são mais arrojados e femininos, combinam com eventos mais desportivos), mais em baixo (bons para sair à noite e determinadas festas), mais soltos, mais preso, atrás de lado... a sua imaginação dita o formato que mais gostar.
O clássico coque continua a ser uma tendência. Dê preferência aos coques baixos ou altos, com ou sem volume, e sempre ligeiramente despenteados, dando um ar desalinhado ou natural muito elegante.
Em relação aos géneros de cabelo, os ondulados voltam a marcar, sendo mais ou menos ondulados, o importante, mais uma vez, é a forma natural. Ou seja, o modo natural como cai o caracol.
Para quem já tem cabelo naturalmente ondulado ou levemente encaracolado, deve tirar partido disso. É só lavar e secar ao ar e fica com volume e uma ar natural e romântico.
Para quem o tem apenas levemente quebrado e gosta de ondulado, uma espuma e um difusor ajudam a chegar ao efeito desejado.
A moda dita que pode ser totalmente ondulado, levemente, ou até só uma leve onda nas pontas, tudo o que seja movimento, ainda que leve é moda.
Dica: para manter melhor o caracol, use um difusor para secar o couro cabeludo; no fim, para dar brilho nas pontas, um pequeno toque de óleo específico.
No caso dos cabelos mais claros, é necessário um cuidado redobrado no verão, especialmente se tem madeixas. Devem estar sempre protegidos com filtro protetor e usar champô específico. Dê preferência ao tom loiro acinzentado que corta os amarelos.
Os cabelos mais lisos também têm vez. Este tipo de cabelo fica bem em qualquer situação.
Mas, mais uma vez a tendência dita um liso solto, ou seja, depois de seco devem sobressair os jeitos naturais do cabelo. Esta estação requer movimento (pode ser apenas uma leve ondulação nas pontas), simples e naturalidade.

A grande aposta deste verão são os cortes médios e as franjas, que acabam por deixar as mulheres mais jovens. E são elegantes e práticos.
Estes cortes são frescos e combinam com as estações, juntam-se ainda as cores chocolate, os acobreados e os tons marrom. Estas são as cores mais in, mas os loiros e negros continuam a fazer a cabeça de muitas mulheres.

Dentro dos cortes médios, uma das apostas são os cortes assimétricos e com as pontas repicadas, criando um efeito escalado natural e com um movimento muito especial.
Os cortes mais curtinhos também estão muito in e, com o calor, tornam-se frescos e práticos.
Nos cortes mais curtos, os assimétricos são os mais vistos. Estes são mais longos à frente; além de muito moderno, é um corte muito sexy e ao mesmo tempo elegante.
Os cortes mais curtos são ideias para cabelos mais finos. Porém, é fundamental ter em conta que deve evitar repicar muito os cabelos se forem demasiado finos e se, na próxima estação, pretender deixá-los crescer.


Dica final: Se a tendência é naturalidade acima de tudo, crie o seu próprio estilo e adapte-o ao seu tipo de vida e cabelo, de forma a ficar como mais lhe convém.

Até breve… com mais dicas…

Augusta.

domingo, 8 de junho de 2014

Crónica: (f)útil!!! – Tendência, o que é?…

Uma questão que tem vindo a surgir, por diversas vezes, por parte das minhas seguidoras é a pergunta, o que é uma tendência?

Esta crónica vai de encontro a essa questão. Além de responder o que eu penso, também pesquisei e coloquei outros investigadores e profissionais da área.
As tendências em geral são o resultado de estudos, investigações e análises de fenómenos e acontecimentos sociais que podem ser populares ou científicos e surgem em diversas áreas, economia, sociologia, tecnologia, moda…

São sinais que a priori anunciam o que vai surgir num determinado momento e isso acaba por interferir no comportamento das sociedades em geral e dos indivíduos em particular.
A publicidade e o marketing têm um peso fundamental na grande parte das tendências, principalmente na moda. Esta acaba por se tornar uma espécie de reflexo da sociedade, uma vez que as tendências apontam os gostos dos indivíduos, por vezes induzidas pelos meios de comunicação.
Existem, também, algumas tendências espontâneas. São as de rua, que acabam por aglutinar um determinado número de indivíduos que se identificam e formam grupos com características semelhantes e gostos idênticos (Suzana Kakuta – Socióloga).
Dentro da moda, em geral, tendências são uma espécie de antecipação do que se vai usar nas próximas temporadas (nas cores, nos tecidos, nos estilos, nos acessórios…).
Ou seja, é feita uma antevisão, normalmente baseada numa pesquisa de mercado ou num estudo, que depois acaba por ser lançada pelos estilistas e pelas indústrias. Estes fazem determinadas apostas e lançam-nas nos desfiles, umas caem no gosto do público, outras não.
Dica, nem tudo o que está na moda é tendência.
Segundo Júlia Escobosa, as tendências são confundidas, por vezes, com determinadas ondas ou moda.
Ondas são normalmente de curta duração e funcionam como uma espécie de febre que, quando passa, fica totalmente fora.
A moda tem ciclos com altos e baixos, que vão e vêm em determinadas épocas, desaparecendo noutras e, por vezes, reaparecendo anos depois, um pouco reinventadas.
As tendências podem ser macro ou micro. As micro são as que aparecem em alta rapidamente e se localizam em grupos mais ou menos fechados. As macros tendências são algo mais global, que acabam, por vezes, por surgir em diversas partes do mundo.
Pequeno léxico de palavras ligadas a esta temática:
Os “rend creators”, grupo, em geral, pequeno de indivíduos curiosos, que são bem relacionados e muito bem informados em relação a determinado assunto. Estes funcionam através de uma intuição própria e muito forte.
Os “trend disseminators” são os que divulgam a tendência.
Os ” trend followers” são os seguidores de determinada tendência.
Os “early maistreamers” são os primeiros a usar.
“Mainstreamers” são os mais importantes a usar essa tendência, figuras de destaque.
Os “late mainstreamers” são os últimos a adotar a tendência.
Dica final: Se tendência é um movimento, isso sugere que é algo dinâmico, não estanque e nem imutável, ou seja, é um fenómeno que lhe permite criar a sua.

Até breve… com mais dicas…

Augusta.

domingo, 1 de junho de 2014

Tendências primavera - verão 2014 – A maquilhagem…

Está aí a primavera e o verão já não tarda e com ele o calor, praia, férias…, das melhores fases do ano. Por isso, vamos dar aqui as principais tendências em maquilhagem para estas estações e tão deliciosamente quentes.

Por oposição ao calor aparecem as cores frescas, os tons pastel ganham terreno e trazem rostos tão impecavelmente naturais, que até parecem sem maquilhagem, mas, muito pelo contrário, é das tendências que mais trabalho dá.
Nos olhos, tons claros nas sombras, que passam pelo cor-de-rosa, violeta, azul, verde, muito branco (este abunda em todas as suas declinações frias), do prateado, ao champanhe, passando pelos brilhos dourados, e ainda os tons um pouco mais quentes, os terrosos, e também os alaranjados e coral.
Uma tendência que lhe vai permitir criar um leque muito variado de estilos, sejam nos neutros ou um pouco mais intensos.
Nos lábios, além dos já clássicos vermelhos, aparecem os tons neutros e também todos os tons fortes de laranja e coral, que num rosto bronzeado ficam frescos e modernos.
Uma tendência que já não é nova é um toque de bronzeado no rosto, conseguido com os produtos acobreados e aplicados em todo o rosto, em particular nas maçãs do rosto e olhos e também nos lábios.
Este look tem no gloss, verniz, sombras e no blushs os reis. Com o seu tom e as suas partículas brilhantes deixam um rasto de luz, quase invisível, sobre a pele.
Fica um bronzeado instantâneo que dá muita luz ao rosto e um ar muitíssimo saudável.
Nos olhos, o eyeliner mantém-se, aliás dificilmente sai de moda, o que difere é a maneira como se aplica. Pode ser feito no tradicional preto em looks de um grafismo arrojado, com variações entre os traços mais finos e os mais grossos.
Mas para um ar mais colorido, o eyeliner em tons diversos, criando contrastes únicos.
Continua também o look total nude, com sobrancelhas bem delineadas e uma pele muito bem tratada.
Após a hidratação e uma base leve ou um BB, aplicam-se cores delicadas em toda a pálpebra, estendendo-se, por vezes, para fora da mesma, numa ode à subtileza do efeito da década de 70. A naturalidade é tal que, desta vez, nem rímel se aplica. Desfrute.
A sobrancelha volta bem marcada e ligeiramente mais larga que as tendências anteriores.
As pestanas usam-se longas e bem visíveis, incluindo as inferiores.
Nas unhas, os tons lembram os rebuçados, têm a frescura de um jardim florido e a alegria da primavera, indo dos tons pastel, passando pelos mais delicados, até quase ao néon. Dica: é fundamental manter as mãos bonitas, são um excelente cartão de visita.

Até breve… com mais dicas…

Augusta.