quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tendências primavera 2013 – O preto e branco…

Há cores intemporais e que nunca passam de moda e existem “duos” que já são clássicos. É o caso do casamento do preto com o branco.
O preto, símbolo de elegância e poder; por seu lado, o branco traz consigo a simbologia da pureza e simplicidade.
Esta primavera volta em força em tudo, desde as calças, saias, vestidos e casacos, passando pelas blusas, lingerie e até nos acessórios. Este duo monocromático é chique e vai aparecer.
Os padrões são diversos, riscas, quadrados, florais ou simplesmente uma peça numa cor e outra noutra. Ou ainda em acessórios, colares, pulseiras, carteiras e sapatos. 

Por exemplo, complete o seu look com um acessório diferente em preto e branco, ou um simples cinto branco num vestido preto e ainda uma carteira preto e branco ou os sapatos com os dois tons num look total de uma só cor.
Os acessórios totalmente brancos podem acrescentar um elemento inesperado a um conjunto totalmente preto.

Na verdade, nesta primavera umas das combinações mais charmosas será o preto e branco.
Sem exageros, com uma simples blusa branca, larga e comprida, e uma calça preta justa já consegue um look chique, prático e muito simples.


Além dos acessórios, se comprar algumas peças com o duo mas em estampas gráficas, pode criar conjuntos únicos.
Uma dica: os looks em preto e branco, e principalmente gráficos, não necessitam de muitos adereços, mantenha a simplicidade.
São duas cores que favorecem qualquer tom de pele e o ideal é usá-las em look total, ou criando conjuntos a gosto, porque este duo permite look mais arrojados e muitíssimo discretos, depende da sua originalidade.
Até breve… com mais dicas
Augusta.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mundo Mulher (VI) – Janet Gaynor

MUNDO MULHER
WORLD WOMAN
MONDO DONNA
MUNDO MUJER
MONDE FEMME
WELT FRAU

Janet Gaynor- a primeira atriz a ganhar um Óscar







Janet Gaynor encarnou em si a
linguagem das palavras mudas,
o fulgor dos gestos e a expressão
do rosto – o milagre só
alcançado pelo ritmo ardente
dum coração inspirado.






O prémio de cinema mais ambicionado é, sem dúvida, os Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em 11 de maio de 1927, em Los Angeles, Califórnia. Com este prémio pretende a Academia reconhecer a performance dos profissionais da indústria cinematográfica.

Realiza-se hoje, 24 de fevereiro, mais uma cerimónia de entrega dos Óscares. É, pois, justificada a escolha de Janet Gaynor como figura da nossa crónica, visto ter sido ela a ser galardoada, em 1929, primeiro ano em que se realizou este evento, como a vencedora do Óscar de melhor atriz principal pela sua participação nos filmes Seventh Heaven (A Hora Suprema), Street Ange (Anjo da Rua), Sunrise: A Song of Two Humans (Aurora).

Esta cerimónia realizou-se em 16 de maio, no Hotel Roosevelt em Hollywood, para distinguir as melhores realizações de 1927 e 1928.
 

Janet Gaynor (Laura Augusta Gaynor) nasceu em 6 de agosto de 1906, em Filadélfia, Pensilvânia. Após os seus estudos em S. Francisco, decidiu, em 1923, dedicar-se ao cinema, mudando-se para Los Angeles. Estreia-se no cinema em 1924 como figurante em filmes e curtas comédias, tendo, em 1926, sido escolhida para atriz principal no filme The Johnstown Flood.

Pelo seu desempenho, participou nos filmes The Shamrock Handicap, The Blue Eagle, The Midnight Kiss e The Return of Peter Grimm, realizados em 1926.

Em 1927 e 1928, a sua interpretação em Seventh Heaven, Sunrise: A Song of Two Humans e Street Ange vale-lhe o Óscar e torna-a conhecida como uma das mais famosas atrizes do cinema mudo.
 

A sua carreira continuou com a nova era do cinema sonoro. Até 1938 elencou mais 27 filmes. A sua participação no filme A Star Is Born (Nasceu uma Estrela) valeu-lhe a nomeação para melhor atriz principal em 1938. Insatisfeita com os papéis que lhe eram propostos pelos realizadores, abandonou o cinema. Regressará aos écrans na década de 50, participando no filme Bernardine (1957) e em séries televisivas, terminando a sua carreira em 1981.

Em 8 de fevereiro de 1960, foi homenageada pela Câmara do Comércio de Hollywood com a colocação da sua estrela no Passeio da Fama.
 
Faleceu, vítima de pneumonia, em 14 de julho de 1984, com 77 anos, ficando sepultada no cemitério de Hollywood Forever, Califórnia.

 
Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Até breve...
Augusta.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Crónica: (f)útil!!! – Que calçado usar com…


Em determinadas situações arruinamos um look por não termos escolhido o calçado ideal para o mesmo.
Nesta crónica vamos deixar alguns conselhos de qual o calçado mais adequado para determinadas peças e conjuntos.
Com calças curtas, aquelas que ficam acima do tornozelo, o ideal é o sapato alto se tiver perna baixa e sabrina se tiver perna longa.
Já com a calça tipo cigarro, pode ser usada com saltos altos e botins fechados ou então com peep-toe.
Calças de pregas que possuem um estilo masculino podem ser combinadas com os sapatos Oxford para as mais altas e sapatos abotinados para as mais baixas.
Com a saia lápis, uma peça clássica e muito elegante, o ideal são os sapatos bem altos e com compensados para as mais baixas e botins para as que têm pernas longas.
As saias curtas acompanham bem com botins e botas texanas, muito in no momento.
Com saias pelo joelho pode abusar das botas de cano alto para as pernas mais curtas e botins para as que têm perna mais longa. Para quem for mais arrojada e quiser criar um conjunto bem diferente, pode usar os slippers.
Com calções, o ideal são os sapatos e botas mais desportivas; em relação ao salto tem a ver com o tipo e tamanho de perna.
Para acompanhar com vestidos, os sapatos são quase sempre a melhor opção. Se for para cerimónia, as sandálias ficam divinas com tiras e aplicações. No dia a dia, o sapato alto para as mais baixas e os mais rasos para as mais altas são o complemento adequado.

Se necessitar de uma dica mais personalizada, envie e-mail para: udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dicas... – As meias…


As meias são daqueles acessórios que não são muito valorizados, mas estas podem ajudar e ou arruinar qualquer look. 
Principalmente nas estações mais frias, mas não só, estas podem ser uma verdadeira ajuda em conjuntos de saias, vestidos e calções.
Começamos pelas opacas: estas nunca saem de moda e são ótimas para esconder qualquer problema de pernas e também para aquecer no inverno.

As meias rendadas são uma boa aposta em conjuntos lisos e para a noite que acabam por criar um estilo sexy.
Ter em conta na hora de usar as meias estampadas: se tiver perna fina, opte por padrões com fundo claro que vão dar volume à perna; se pelo contrário tem perna gordinha, opte por estampados miúdos e com fundo escuro.
As meias estampadas são ideais para usar com roupa lisa e que tenha um dos tons de uma das peças. Não é fácil, mas quando se consegue fica genial.
As meias em tons fortes funcionam bem para quem tem pernas finas.
Quem tem anca larga e coxas grossas, fica melhor com meias em tons escuros.
Uma simples meia pode mudar todo um conjunto. Se no seu conjunto de dia, trocar por uma meia com brilhos fica preparada para sair à noite: verdade, só com a troca de meias, experimente.
A meia não necessita de ser do mesmo tom do calçado. Aproveite para brincar com os tons e criar contrastes.
Uma dica para as mais baixas e que querem alongar a perna, o ideal é o sapato e a meia serem do mesmo tom.
Se pensa que meia é só para usar com sapato e bota, está enganada. Fica também bem com sapato aberto e até sandália. É só combinar bem o look e ter em conta a situação.
Arrisque num look diferente, tem na meia uma boa aliada.
Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dois poemas para o Dia dos Namorados - 2013




De todo o lume
silvestre
que há em ti
só o esplendor
da água
conheci.



Sol


Amanhece.
Todo o sol
 em teu corpo
tuas mãos
de luz
já fatigadas.
Só a nudez
da noite                                                     Imagem do filme “O amor é um lugar estranho”
ainda.
 
Henrique Monteiro     

Links para outras Crónicas do Dia dos Namorados em 2012 e 2011.

Um dia Feliz... Até breve...,

Augusta.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013


Carnaval ou Entrudo é uma festa de índole cristã, comemorada mundialmente com bailes, desfiles e trajes de personalidades diferentes do habitual.

O surgimento desta festa poderá entroncar na Grécia, nos anos 600 a 520 a.C., quando os gregos realizavam culto aos deuses, agradecendo as abundantes colheitas com festas teatralizadas de espírito satírico, criticando os governantes.
Em Roma, as comemorações do carnaval ocorriam entre novembro e dezembro. Consistiam em corridas de cavalos, desfiles de carros, corridas de corcundas e muito sexo e bebida.

Esta festa de origem pagã, condenada pela Igreja, acabou em 590 por ser adotada pela Igreja Católica, passando a ser comemorada através de ritos oficiais que fizeram desaparecer os “pecaminosos atos e excessos” pagãos.
No século XVI, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular, com a permissão pelo Papa de autorizar um baile de máscaras em frente ao seu palácio. O carnaval passou a ser uma festa de caráter artístico, com bailes e desfiles alegóricos.  

Relativamente à origem do termo “carnaval”, uma das hipóteses é que a palavra é oriunda do vocábulo latino “carrum navalis”, que eram os carros navais que faziam a abertura das Dionísias Gregas, nos séculos VII a.C. e VI a.C., e das festas em honra do deus Saturno em Roma. Daí o termo “carnevale”.
Outra hipótese entronca na implantação da Semana Santa pela Igreja Católica no século XI. A igreja determinou que a folia carnavalesca deveria ser realizada antes do início da Quaresma, período de jejum e abstinência que antecede a Páscoa. Os festejos carnavalescos acabariam por se restringir aos três dias que antecedem a quarta feira de cinzas, primeiro dia quaresmal, marcado pela proibição de comer carne – “adeus à carne”, – originário da expressão latina”carne vale”, donde surgiu a palavra “carnaval”.
Com o decorrer do tempo, estes festejos passam a ser comemorados em várias cidades europeias, estendendo-se, posteriormente, a outros continentes, com diversificados matizes.
Com o seu colorido, danças, desfiles, música, máscaras e escritos satirizando políticos, críticas muitas vezes recalcadas, o carnaval imbuído de espírito de liberdade, igualdade, alegria, convívio e arrojo no dizer e vestir, rapidamente se espalhou à escala mundial.
Enfim… é Carnaval, ninguém leva a mal! 

Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Até breve...
Augusta.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Tendências primavera 2013 – O trench-coat…


O trench-coat (link para a publicação anterior) é um básico importante, em qualquer guarda roupa e em qualquer estação.
Tornou-se há muito um clássico, mas sempre renovado e moderno para qualquer faixa etária. Para além de tudo isto combina com tudo, desde um conjunto mais desportivo e simples, passando por um look mais arrojado e acompanha bem para sair à noite e até para um evento mais formal.
Nesta primavera está de volta para acompanhar as chuvas que se prolongam por vezes, nos tons clássicos, os azuis, o bege e os vermelhos, mas também acompanhando as tendências, tanto em cores como alguns modelos renovados.
Pode ainda ser liso ou em diversos padrões.
Para quem for mais baixa, dê preferência aos mais curtos para dar a ilusão de alongamento; se for alta, use qualquer tamanho.
Para as mais fortes aconselham-se os tons mais escuros; se tiver anca larga, opte sempre pelo tamanho até ao joelho, nunca um tamanho que acabe na altura da anca.
É uma peça versátil, pode combinar com ganga e camisa e também fica lindo com um vestido de noite.
De dia e em termos profissionais, fica bem por cima do seu fato de trabalho; para a noite, com vestido e saltos altos criam um conjunto simples e sofisticado.
Pode ser usado aberto ou fechado, há até quem o use sozinho, apertado e bem cintado, a fazer de vestido.
Por isso, se ainda não tem nenhum, aproveite e compre um, vai ver que útil lhe será o ano inteiro.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.