O estilo criado por Coco Chanel no início de 1900 foi transgressor para sua época, inspirador para muitas mulheres e revolucionário para a moda de então. Esse look continha os ingredientes necessários para se ter transformado num clássico absoluto e que jamais saiu de moda. Os três baluartes são a cor preta, a cor branca e as pérolas. Qualquer mulher que se vista dessa forma, seja com os três itens ou com algum deles, pode dizer que está "a la Chanel".
Pois é verdade, falamos do preto, cor que praticamente nunca sai de moda, é uma cor que encaixa em qualquer peça e em qualquer situação. Longe vai o tempo que só era utilizado em funerais.
Também ficamos a dever a Coco a expressão de diversas gerações que se referem ao “preto básico”, que entrou em nosso léxico cultural, onde é só dizer e toda a gente sabe que nos referimos a um vestido simples o suficiente para aparecer sem esforço, mas elegante o bastante para que a mulher que usa fique marcada como uma pessoa de bom gosto.
Na verdade, o que torna o preto tão sedutor é o fato de ser uma cor provocativa, diante da qual poucas pessoas ficam indiferentes, associado com a velhice, a morte, o mal e a destruição; usá-lo pressupõe-se traição, ou seja, quando uma mulher a usa, o mundo imagina que ela seja sofisticada, sensual e experiente. Logo essa mulher assume o papel de agressor, estando a traçar o seu próprio rumo.
Dessa forma, deve-se ter em mente que é uma deliciosa ambiguidade que torna o preto total tão atraente; ora sedutor ou sóbrio, ora modesto ou ousado, seja chic ou jovial é, sem dúvida, uma das melhores ideias de qualquer guarda-roupa.
É uma cor que favorece as mais cheinhas por dar a ilusão de mais fino. É o ideal para quem gosta do estilo minimalista: este estilo baseia-se na valorização do essencial, elegendo peças e complementos de desenhos puros e sem excessos, não deixando porém de ser ultrasofisticado.
Este tom vai usar-se desde o degradê da cor, passando pela mistura com diversas cores, depende do gosto e da preferência, até ao preto em look total.
Ao nível da maquilhagem vai desde o batom ao risco nos olhos, passando pelo verniz.
Arrisque, use, crie o seu próprio estilo….
Até breve… com mais dicas…
Augusta.
Sem comentários:
Enviar um comentário