Uma questão que tem vindo a surgir,
por diversas vezes, por parte das minhas seguidoras é a pergunta, o que é uma
tendência?
Esta crónica vai de encontro a essa questão.
Além de responder o que eu penso, também pesquisei e coloquei outros
investigadores e profissionais da área.
As tendências em geral são o
resultado de estudos, investigações e análises de fenómenos e acontecimentos
sociais que podem ser populares ou científicos e surgem em diversas áreas,
economia, sociologia, tecnologia, moda…
São sinais que a priori anunciam o
que vai surgir num determinado momento e isso acaba por interferir no
comportamento das sociedades em geral e dos indivíduos em particular.
A publicidade e o marketing têm um
peso fundamental na grande parte das tendências, principalmente na moda. Esta
acaba por se tornar uma espécie de reflexo da sociedade, uma vez que as
tendências apontam os gostos dos indivíduos, por vezes induzidas pelos meios de
comunicação.
Existem, também, algumas tendências espontâneas.
São as de rua, que acabam por aglutinar um determinado número de indivíduos que
se identificam e formam grupos com características semelhantes e gostos
idênticos (Suzana Kakuta – Socióloga).
Dentro da moda, em geral, tendências
são uma espécie de antecipação do que se vai usar nas próximas temporadas (nas
cores, nos tecidos, nos estilos, nos acessórios…).
Ou seja, é feita uma antevisão,
normalmente baseada numa pesquisa de mercado ou num estudo, que depois acaba
por ser lançada pelos estilistas e pelas indústrias. Estes fazem determinadas
apostas e lançam-nas nos desfiles, umas caem no gosto do público, outras não.
Dica, nem tudo o que está na moda é
tendência.
Ondas são normalmente de curta
duração e funcionam como uma espécie de febre que, quando passa, fica
totalmente fora.
A moda tem ciclos com altos e baixos,
que vão e vêm em determinadas épocas, desaparecendo noutras e, por vezes,
reaparecendo anos depois, um pouco reinventadas.
As tendências podem ser macro ou
micro. As micro são as que aparecem em alta rapidamente e se localizam em
grupos mais ou menos fechados. As macros tendências são algo mais global, que acabam,
por vezes, por surgir em diversas partes do mundo.
Os “rend creators”, grupo, em geral,
pequeno de indivíduos curiosos, que são bem relacionados e muito bem informados
em relação a determinado assunto. Estes funcionam através de uma intuição
própria e muito forte.
Os “trend disseminators” são os que
divulgam a tendência.
Os ” trend followers” são os
seguidores de determinada tendência.
Os “early maistreamers” são os
primeiros a usar.
“Mainstreamers” são os mais
importantes a usar essa tendência, figuras de destaque.
Os “late mainstreamers” são os
últimos a adotar a tendência.
Dica final: Se tendência é um
movimento, isso sugere que é algo dinâmico, não estanque e nem imutável, ou seja,
é um fenómeno que lhe permite criar a sua.
Até breve… com mais dicas…
Augusta.
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