quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cuidados a ter: Pelos encravados…

Pelos encravados é algo nada agradável, esteticamente feio e até doloroso. Com esta crónica vamos dar algumas sugestões de forma a evitar e tratar quando já existe o problema.
Como surgem? São pelos que na fase de crescimento se curvam e penetram de novo na pele. Com este movimento acabam por crescer dentro da pele, gerando uma reação inflamatória.
Uma esfoliação suave no banho, utilizando para isso um gel suave e espalhando na zona afetada, pode ser uma forma de evitar ou minorar se estiver no inicio.
Se, pelo contrário, já está em estado mais adiantado e se consegue ver bem o pelo, só há uma solução: desencravá-lo manualmente.
Deve primeiro lavar bem a zona afetada e em redor com água morna e sabão. Depois pegue numa pinça esterilizada para evitar infeções, podendo colocá-la em álcool por alguns minutos.
Depois disto, deve então com cuidado fazer pressão com a pinça de modo a retirar uma das pontas do pelo para fora da pele. Não deve porém arrancar, uma vez que o próximo pode ter o mesmo problema. No final da operação, limpe e desinfete toda a área e instrumentos utilizados.
Algumas formas de evitar: se a culpa é da lâmina, faça uma depilação menos intensa. Percorra a lâmina na pele sempre no mesmo sentido, que é o do crescimento dos pelos. Entre as depilações, hidrate bem a pele e esfolie.
Se fizer depilação a cera, hidrate bem a pele na zona a depilar nos dois ou três dias antes.
Uma das formas definitivas de acabar com os pelos encravados é deixá-los crescer. Porém nem sempre é possível, então aconselha-se a depilação a lazer. Com esta pode reduzir o crescimento do pelo entre cinquenta a oitenta por cento, com um mês de intervalo, seguido de manutenção de seis meses.
Qualquer medo, hesitação ou dúvida deve recorrer a técnicas na área.

PS: Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário