domingo, 8 de junho de 2014

Crónica: (f)útil!!! – Tendência, o que é?…

Uma questão que tem vindo a surgir, por diversas vezes, por parte das minhas seguidoras é a pergunta, o que é uma tendência?

Esta crónica vai de encontro a essa questão. Além de responder o que eu penso, também pesquisei e coloquei outros investigadores e profissionais da área.
As tendências em geral são o resultado de estudos, investigações e análises de fenómenos e acontecimentos sociais que podem ser populares ou científicos e surgem em diversas áreas, economia, sociologia, tecnologia, moda…

São sinais que a priori anunciam o que vai surgir num determinado momento e isso acaba por interferir no comportamento das sociedades em geral e dos indivíduos em particular.
A publicidade e o marketing têm um peso fundamental na grande parte das tendências, principalmente na moda. Esta acaba por se tornar uma espécie de reflexo da sociedade, uma vez que as tendências apontam os gostos dos indivíduos, por vezes induzidas pelos meios de comunicação.
Existem, também, algumas tendências espontâneas. São as de rua, que acabam por aglutinar um determinado número de indivíduos que se identificam e formam grupos com características semelhantes e gostos idênticos (Suzana Kakuta – Socióloga).
Dentro da moda, em geral, tendências são uma espécie de antecipação do que se vai usar nas próximas temporadas (nas cores, nos tecidos, nos estilos, nos acessórios…).
Ou seja, é feita uma antevisão, normalmente baseada numa pesquisa de mercado ou num estudo, que depois acaba por ser lançada pelos estilistas e pelas indústrias. Estes fazem determinadas apostas e lançam-nas nos desfiles, umas caem no gosto do público, outras não.
Dica, nem tudo o que está na moda é tendência.
Segundo Júlia Escobosa, as tendências são confundidas, por vezes, com determinadas ondas ou moda.
Ondas são normalmente de curta duração e funcionam como uma espécie de febre que, quando passa, fica totalmente fora.
A moda tem ciclos com altos e baixos, que vão e vêm em determinadas épocas, desaparecendo noutras e, por vezes, reaparecendo anos depois, um pouco reinventadas.
As tendências podem ser macro ou micro. As micro são as que aparecem em alta rapidamente e se localizam em grupos mais ou menos fechados. As macros tendências são algo mais global, que acabam, por vezes, por surgir em diversas partes do mundo.
Pequeno léxico de palavras ligadas a esta temática:
Os “rend creators”, grupo, em geral, pequeno de indivíduos curiosos, que são bem relacionados e muito bem informados em relação a determinado assunto. Estes funcionam através de uma intuição própria e muito forte.
Os “trend disseminators” são os que divulgam a tendência.
Os ” trend followers” são os seguidores de determinada tendência.
Os “early maistreamers” são os primeiros a usar.
“Mainstreamers” são os mais importantes a usar essa tendência, figuras de destaque.
Os “late mainstreamers” são os últimos a adotar a tendência.
Dica final: Se tendência é um movimento, isso sugere que é algo dinâmico, não estanque e nem imutável, ou seja, é um fenómeno que lhe permite criar a sua.

Até breve… com mais dicas…

Augusta.

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