domingo, 23 de setembro de 2012

Mundo Mulher (II) - Grace Kelly

  MUNDO MULHER
WORLD WOMAN
MONDO DONNA
MUNDO MUJER
MONDE FEMME
WELT FRAU

Grace Kelly





Grace era uma tela perfeita para quem
quisesse pintar um sonho”.

                                               Don Richardson






Completaram-se, no passado dia 14 de setembro, 30 anos sobre a morte de Grace Patrícia Kelly num acidente de automóvel numa das curvas da estrada da Côte d'Azur, perto de Monte Carlo, em que seguia também a sua filha Stéphanie. O automóvel, que saiu da estrada e tombou num desfiladeiro, causou-lhe um derrame cerebral fatídico.
De ascendência irlandesa e alemã, Grace Kelly nasceu em Filadélfia em 12 de novembro de 1929, sendo a segunda filha do sexo feminino e a penúltima do casal Jack Kelly e Margaret Katherine Maer.
Grace Kelly, quando criança, já ambicionava ser atriz e bailarina. Acabou por estudar teatro em Nova Iorque e na Academia Americana de Artes Dramáticas de Hollywood, em 1947, trabalhando como modelo para suster os seus estudos, devido à oposição dos pais à sua carreira artística.
Aos dezanove anos graduou-se na Instituição de Artes Dramáticas e brilhou como personagem na peça “The Philadelphia Story”.
Em 1951, com vinte e dois anos de idade, Grace atuou pela primeira vez nas telas do cinema, ao lado de Paul Douglas em “Quatorze Horas”.
No ano seguinte foi convidada para “Matar ou Morrer” contracenando com Gary Cooper.
Ao longo da sua vida, Grace Kelly, considerada a “ princesa mais bela da história”, participou em onze filmes, em seis anos de carreira, influenciou o grande diretor de cinema Alfred Hitchcock com o seu talento e personalidade.

Entre outros prémios, venceu em 1954 o Óscar de Melhor Atriz, pelo seu desempenho em “Amar é sofrer”, realizado por George Seaton, numa votação emocionante da Academia, tendo ganho apenas por uma diferença de seis votos.


A vida de Grace Kelly, particularmente os seus relacionamentos amorosos, foi alvo de inúmeras especulações. Grace, enquanto solteira, teve vários casos de amor, designadamente com atores com quem havia atuado, como Ray Milland e Clark Gable.
Em 1955, Grace Kelly viria a conhecer o príncipe Rainier III do Mónaco, acedendo ao convite para se deixar fotografar com ele. Após vários atrasos e complicações diversas, voltaram a encontrar-se numa segunda vez, durante um jantar promovido pelo príncipe no seu palácio. Na ocasião, o príncipe pediu Grace em casamento, o que ela aceitou. O evento viria a verificar-se em 19 de abril de 1956.
Apesar da sua morte precoce, aos cinquenta e dois anos, uma curiosidade: a princesa Diana assistiu ao seu funeral. Ela, bela como Grace Kelly, teria mais tarde similar destino.

 

Atualmente, Grace Kelly é lembrada por ter sido uma das atrizes mais bonitas e influentes de Hollywood, bem como uma das mulheres mais fashion do mundo, sendo considerada uma das atrizes mais belas de todos os tempos.

 
Em julho de 1984, o príncipe Rainier inaugurou um Jardim Público de Rosas, no Mónaco, em memória da princesa, uma vez que ela era apaixonada por flores. Ficará por saber em qual delas repousará o perfume do eterno segredo do amor: Amou? Foi amada? Para se ser amada é preciso morrer? Ou merecer?

Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Até breve...
Augusta.


Sem comentários:

Enviar um comentário