quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cuidados a ter: com o Corpo…

Caríssimas, o calor esta a chegar e com ele a vontade de andar mais à vontade o que leva a necessidade de ter um corpo cuidado. Por isso nesta crónica vamos falar de um processo que  apesar de poder dar algum resultado, deve ser bem avaliado antes de ser colocado em prática, “A Cavitação”...
Augusta.

Está a chegar o verão e nós (especialmente mulheres) corremos para tratar dos nossos “pneuzinhos” e da nossa “casca de laranja”, com um novo método milagroso que vai deixar o precioso corpinho sem defeitos e pronto para entrar no biquíni.
Há dois anos a maneira mais cobiçada e que promete perda de vários centímetros por sessão, é a lipo-cavitação. Sem sombra de dúvida é um milagre! E não precisamos de gastar milhares de euros em lipoescultura, não dói, não precisa de baixa médica e não deixa marcas.
Dizem também que não tem efeitos secundários… mas será verdade?
Há várias definições do processo apresentadas pelos institutos estéticos e clínicas médicas e, por isso, vou expor duas que são mais frequentemente encontradas:
A cavitação é o fenómeno que ocorre através da aplicação do ultra-som de baixa frequência e alta potência com formação de microbolhas de ar num fluido/tecido e cujo aumento de dimensão leva a implosão e libertação de energia.
A implosão das microbolhas danifica as células adiposas, fragmentando a membrana e permitindo que o seu conteúdo entre no sistema linfático para ser eliminado (“body in balance”).
A cavitação é um fenómeno físico que se manifesta num líquido como resultado de uma variação de pressão provocada por uma onda sonora. Ela induz uma série de ciclos de compressão e descompressão do meio; quando os tecidos são sujeitos ao ciclo de expansão cria-se uma pressão negativa que gera uma enorme quantidade de bolhas de gás que crescem até a implosão.
Pois, tudo muito científico e lógico mas acontecem várias coisas:
- O ultra-som propaga-se em todo o tipo de material e tecido. Só o vácuo é o meio que não deixa passar as ondas de ultra-som. Se nós recebemos ondas de ultra-som, elas propagam-se no corpo todo e o fenómeno de cavitação vai acontecer no corpo inteiro, chega até aos pés e à cabeça com menos intensidade.
- A cavitação afecta especialmente as moléculas de água que representam 60% a 75% do corpo humano; encontra-se em todas as células e como resultado o processo físico de cavitação despoleta-se em todo o tecido humano por onde se propaga o ultra-som.
- O processo físico tem uma consequência química:
A fricção, a implosão, causa um elevado dano nas moléculas vizinhas, frequentemente rasgando-as em partes ou deformando-as completamente.
O nome científico para esta deformação é “isomerismo estrutural”.
Estes isómeros sintéticos não são biologicamente activos e o corpo humano não os pode metabolizar (descompor), não pode eliminar e nada impede que os transformem em radicais livres carcinogenicos.
- Até agora só apresentei consequências invisíveis e pouco palpáveis, mas se experimentou lipo-cavitação, sabe muito bem que durante a sessão “sentimos” as ondas a baterem no osso occipital do crânio e se tivermos um tímpano mais fragilizado, ele vai vibrar e parece que ouvimos um grilo!
Sem sombra de dúvida a lipo-cavitação é um método milagroso, mas as consequências podem ser graves e irremediáveis e nada é menos invasivo e mais saudável que um estilo de vida equilibrado e dinâmico que só traz saúde, beleza, bem-estar e uma longa vida ao lado dos que nos são queridos.

Esteticista,
Oana Balan 

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário