domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mundo Mulher (VI) – Janet Gaynor

MUNDO MULHER
WORLD WOMAN
MONDO DONNA
MUNDO MUJER
MONDE FEMME
WELT FRAU

Janet Gaynor- a primeira atriz a ganhar um Óscar







Janet Gaynor encarnou em si a
linguagem das palavras mudas,
o fulgor dos gestos e a expressão
do rosto – o milagre só
alcançado pelo ritmo ardente
dum coração inspirado.






O prémio de cinema mais ambicionado é, sem dúvida, os Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em 11 de maio de 1927, em Los Angeles, Califórnia. Com este prémio pretende a Academia reconhecer a performance dos profissionais da indústria cinematográfica.

Realiza-se hoje, 24 de fevereiro, mais uma cerimónia de entrega dos Óscares. É, pois, justificada a escolha de Janet Gaynor como figura da nossa crónica, visto ter sido ela a ser galardoada, em 1929, primeiro ano em que se realizou este evento, como a vencedora do Óscar de melhor atriz principal pela sua participação nos filmes Seventh Heaven (A Hora Suprema), Street Ange (Anjo da Rua), Sunrise: A Song of Two Humans (Aurora).

Esta cerimónia realizou-se em 16 de maio, no Hotel Roosevelt em Hollywood, para distinguir as melhores realizações de 1927 e 1928.
 

Janet Gaynor (Laura Augusta Gaynor) nasceu em 6 de agosto de 1906, em Filadélfia, Pensilvânia. Após os seus estudos em S. Francisco, decidiu, em 1923, dedicar-se ao cinema, mudando-se para Los Angeles. Estreia-se no cinema em 1924 como figurante em filmes e curtas comédias, tendo, em 1926, sido escolhida para atriz principal no filme The Johnstown Flood.

Pelo seu desempenho, participou nos filmes The Shamrock Handicap, The Blue Eagle, The Midnight Kiss e The Return of Peter Grimm, realizados em 1926.

Em 1927 e 1928, a sua interpretação em Seventh Heaven, Sunrise: A Song of Two Humans e Street Ange vale-lhe o Óscar e torna-a conhecida como uma das mais famosas atrizes do cinema mudo.
 

A sua carreira continuou com a nova era do cinema sonoro. Até 1938 elencou mais 27 filmes. A sua participação no filme A Star Is Born (Nasceu uma Estrela) valeu-lhe a nomeação para melhor atriz principal em 1938. Insatisfeita com os papéis que lhe eram propostos pelos realizadores, abandonou o cinema. Regressará aos écrans na década de 50, participando no filme Bernardine (1957) e em séries televisivas, terminando a sua carreira em 1981.

Em 8 de fevereiro de 1960, foi homenageada pela Câmara do Comércio de Hollywood com a colocação da sua estrela no Passeio da Fama.
 
Faleceu, vítima de pneumonia, em 14 de julho de 1984, com 77 anos, ficando sepultada no cemitério de Hollywood Forever, Califórnia.

 
Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Até breve...
Augusta.


Sem comentários:

Enviar um comentário