domingo, 11 de agosto de 2013

Dicas... – Queimadura solar…

Com o verão é natural aproveitar os dias mais quentes para ir à praia e à piscina. Porém, estes lazeres agradáveis devem trazer consigo algumas recomendações para que não se tornem desagradáveis, como as queimaduras solares causadas pela exposição ao sol.
De realçar que a exposição solar em demasia e sem proteção envelhece a pele e, no extremo, pode até causar cancro de pele.
Como prevenção, antes de sair de casa, cubra toda a pele, tanto a que tenciona expor ao sol como a que vai ficar tapada com um protetor solar nunca inferior a 30 FPS; volte a aplicar de duas em duas horas enquanto estiver ao sol. Dica: nunca esquecer de proteger as mãos, os lábios, as orelhas, o pescoço e os pés.
Dicas: para remediar e tratar as queimaduras solares, após a queimadura, evitar nova exposição ao sol, não rebentar bolhas, não aplicar álcool, manteiga ou óleos gordos. Cubra todas as áreas queimadas com compressas de leite ou água fria, aplicando várias vezes ao dia. Uma grande ajuda é também beber muita água.
Depois disso, vá a uma farmácia e compre um anti-inflamatório para reduzir o inchaço, aplique uma fina camada de creme que contenha hidrocortisona. Se a dor for grande ou acompanhada de bolhas, febre ou vómitos, consulte um médico.
Segundo os médicos, há medidas preventivas que devem ser tomadas: usar sempre creme protetor adequado ao seu tipo de pele, chapéu de abas e óculos de sol, evitar expor-se ao sol entre as 10 e as 17h.
Após o tratamento da queimadura, é importante manter a pele bem hidratada, quer com cremes específicos, quer bebendo muitos líquidos. Os sumos de frutas (além de possuírem antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento da pele), também são uma boa opção para ajudar a neutralizar o efeito ressequido da pele causado pela queimadura. Os melhores: de melancia, melão e ananás.
Dormir será um pouco desagradável enquanto estiver com a pele queimada; truques – usar roupas largas de algodão e polvilhá-las com talco para minimizar o atrito.
Ultima dica: depois da lesão, a pele demora entre 3 a 6 meses a recuperar totalmente. O ideal é não voltar a expor-se nesse período ou, se o fizer, deve aplicar sempre o filtro solar e expor-se por pouco tempo de cada vez ao sol.
PS: Se tiverem alguma dúvida ou necessitarem de outro tipo de dica mais personalizada, enviem-me um e-mail para udcode@gmail.com
 
Até breve… com mais dicas…
Augusta.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário