quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cuidados a ter: com as suas mãos…

Cuidamos, por norma, todos os dias da nossa pele do rosto, tomamos banho, etc. Mas será que tratamos as nossas mãos da forma que merecem e necessitam?
O dorso das nossas mãos tem uma pele bastante fina e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, por isso, estas são muito sensíveis à desidratação. Ora, se lembrarmos que passam a vida na água, percebemos logo que necessitam de cuidado redobrado.
Esses cuidados não se devem limitar às idas a manicura uma vez por semana. Estas, que utilizamos para tudo e que com o tempo envelhecem e perdem o brilho e a elasticidade, necessitam de uma manutenção cuidada e específica.
Nesta crónica vamos deixar algumas ideias de como e o que fazer.
Uma das coisas que pode ajudar bastante neste cuidado é a hidratação diária ou, após cada serviço doméstico, os cremes que devem ser específicos. Ao serem aplicados criam uma película na pele, mantendo-a hidratada e macia.
Os cremes devem ter proteção solar e serem utilizados diariamente, evitando assim o aparecimento das manchinhas tão inestéticas acastanhadas que aparecem com o evoluir da idade.
Na lavagem das suas mãos, dê preferência a sabonetes neutros que evitam o ressecar da pele.
Utilize sempre luvas na sua lida diária, seja na loiça ou no jardim. Assim, evita o contacto com determinados produtos que agridem as mãos e ressecam a pele.
Mantenha sempre as unhas limpas, bonitas e hidratadas porque fazem parte das suas mãos e contribuem para que as mesmas fiquem mais saudáveis e bonitas.
Faça uma esfoliação quinzenal para remover as células mortas.          
Receita caseira para esfoliar:
1 colher de chá de óleo de amêndoa
1 colher de sal grosso ou açúcar cristal
1 colher do seu creme hidratante especifico
Misture os 3 ingredientes e, no final, passe nas suas mãos em leves massagens circulares. Depois passe abundantemente por água tépida, de seguida aplique abundantemente o seu creme específico, de preferência com filtro solar. Se for à noite durma com luvas para que o creme tenha um efeito extra máscara.
São cuidados que requerem algum trabalho, mas relativamente pouco tempo e que acabam por evitar o envelhecimento precoce.
Se tiver alergias ou outro tipo de problema, consulte um dermatologista que auxiliará nesses casos mais específicos.
Todas as partes do nosso corpo, internas e externas, são importantes. Por isso, mantenha-se alerta para qualquer coisa fora do comum.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário