quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cuidados a ter: com os seus óculos…

Os óculos são úteis em geral, tantos os que nos ajudam na visão como os de sol. Utilizados diariamente tornam-se uma extensão do nosso olhar. Por isso, é importante e até indispensável manter os nossos óculos em perfeitas condições de utilização, para que a nossa visão não seja prejudicada por fatores externos.
Algumas dicas básicas:
Nunca limpe as suas lentes a seco. Humedeça-as primeiro, pois as poeiras presentes nas lentes podem riscá-las.
Sempre que não esteja a utilizar os seus óculos, guarde-os dentro do estojo. Isto vai protegê-los de poeiras e da possibilidade de lascarem ou se partirem, de caírem ou algo cair sobre os mesmos. Para os retirar do estojo, segure-os pelo centro da armação.
Nunca coloque os seus óculos na cabeça, isso alarga as hastes e suja as lentes.
Nunca utilize álcool ou acetona na limpeza das suas lentes. Dê preferência a produtos específicos. Na falta dos mesmos utilize água e sabão neutro; se as lentes tiverem muita gordura, aplique uma gota de líquido da loiça.
Na limpeza dos mesmos utilize para o efeito um pano limpo e macio.
Evite expor os seus óculos a temperaturas elevadas, por exemplo: sauna, água quente, porta-luvas do carro, secadores, churrasqueiras, porque prejudica as lentes, principalmente as antirreflexo.
Evite a utilização de lacas quando está com os óculos no rosto.
Deve evitar pousar os óculos com a face externa das lentes em contacto com superfícies, de modo não existir contacto direto entre as lentes e outros objetos de forma a prevenir e evitar riscos e outros danos.
Se utilizar lentes de cor gradual, deixe que as mesmas fiquem totalmente claras antes de as guardar. Isto vai assegurar a sua total claridade na próxima vez que as utilizar.
Ao retirar os óculos do rosto segure nas duas hastes. Desta forma, o ajuste da armação não sofre alterações bruscas.
Se os seus óculos necessitarem de ajustes, procure um especialista para evitar acidentes ou danos.
Se tiver os cuidados devidos com os seus óculos/lentes, além de os seus olhos agradecerem por estes oferecerem maior conforto visual, também os óculos vão durar mais tempo e em bom estado.
Às vezes um pouco de trabalho compensa, não acha?

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário