domingo, 15 de janeiro de 2012

Crónica: A Evolução do Vestuário... o vestuário dos anos 80 aos nossos dias

A moda foi-se tornando essencialmente, prática, versátil e colorida, adaptando-se aos mais variados gostos. Contudo, a secular ambição do que é novo irá gerar novas sementes, onde a beleza feminina se evidenciará no deslumbramento dos futuros espelhos.


A moda dos anos 80, influenciada pelos movimentos do rock'n'roll, do punk e do new wave, é caracterizada pelo exagero, pela ostentação e pelo contraste.
 Da Inglaterra expande-se o estilo punk, cujos seguidores usam roupas rasgadas, botas gastas, cabelos espetados e pintados e muitos acessórios, como tachas, correntes e rebites.


Neste período triunfa definitivamente a moda desportiva, consagrando os ténis como calçado para todas as ocasiões, bem como a lycra, collants e polainas, que eram usadas como acessórios casuais e que se combinam em roupas excêntricas e exageradas usadas quotidianamente.


Igualmente, vulgarizam-se definitivamente os jeans e a moda de calçado baixo, como os mocassins.
As calças são de cintura subida, afuniladas no tornozelo e presas por suspensórios.
As mulheres, que neste momento ingressam maciçamente no mercado de trabalho, mostrando-se ativas no mundo dos negócios e em cargos de chefia, adotam um visual masculino. Trata-se do denominado Power Dressing (Vestuário de Poder) caracterizado por cintura alta, ombros marcados por ombreiras, criando uma silhueta marcada e triangular, ao lado de pregas e drapeados para a noite ou dia.
As cores apresentam tons fortes e fluorescentes, nos tecidos predominam os estampados, os chapéus são amplos, os penteados volumosos e os acessórios grandes são sinais de actualidade. Na maquilhagem, as mulheres usavam sombras fortes e batom de cores vivas.
A excêntrica e sensual Madonna foi o sexy-simbol da moda dos anos 80 com o uso do sutiã por baixo da jaqueta de couro, roupa interior utilizada como indumentária exterior, meias de licra por fora das calças, o uso de crucifixos, foram algumas das suas imagens de marca.


Igualmente, Michael Jackson causou delírio com os seus casacos vermelhos.


O início da década de 90 continuou com um estilo semelhante ao dos anos 80. O exagero desta época ainda influenciou a moda, com o aparecimento dos jeans coloridos. A lingerie evidencia-se ostensivamente revolucionando a moda íntima com novos materiais e cores.
A diversidade de estilos convive, nascendo novas peças para os diversos tipos de consumidores e eventos.
Contudo, o surgimento da banda Nirvana e outras, por volta de 1993, influenciou a forma de vestir dos jovens, originando a chamada moda Grunge, caracterizada por camisas largas em xadrez de flanela, bermudas largas abaixo dos joelhos ou calça muito larga, gorros ou bonés, saias longas. Voltam as calças de cintura baixa, os estampados traduzem animais. Os sapatos de bico quadrado e as botas surgem em força.


A maquilhagem mantém o tom carregado, continuando os grandes penteados.
Nos finais da década, a moda passa a revelar tendências das décadas anteriores, embora inovadas com novas fontes de inspiração, mantendo embora o vestuário simples e a sensualidade ousada.


A partir de 2000, fruto da globalização, a moda evidencia a junção de todos os estilos das épocas anteriores. A moda torna-se, essencialmente, prática, versátil e colorida, adaptando-se aos mais variados gostos.


Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor

Encerramos com esta crónica a temática "A evolução do vestuário ao longo da história" desde a pré-história aos nossos dias, quis o autor salientar os aspectos mais marcantes das tendências da moda, aliadas ao eterno sonho da beleza feminina.

Até breve...
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário