domingo, 8 de janeiro de 2012

Crónica: (f)útil!!! – Desintoxicar das festas…

O Natal e a passagem do ano são festas maravilhosas que estão repletas de magia, boas energias a até algumas superstições, mas que trazem consigo o peso dos doces muito consumidos nestas épocas.
As rabanadas, os pudins, os bolos em geral e uma série de fritos, não ajudam nada. Porém, poucas são de nós as que resistem. Por isso, com esta crónica vamos dar algumas dicas para as que se renderam ao prazer da gula, para que possam, caríssimas, iniciar o novo ano com a mente e o corpo em forma.
Apesar de o organismo humano conseguir limpar-se diariamente, se tudo funcionar normalmente, em épocas de sobrecarga como as festas, os nossos órgãos, em particular o estômago, rins, fígado e intestinos, pedem uma ajuda extra para restabelecer o equilíbrio interno.
Existem alguns alimentos que podem ajudar a limpar o organismo.
Em relação às frutas, as melhores para desintoxicar são a maça, a laranja, o melão e a melancia.
No que concerne aos legumes, aconselha-se em particular os vegetais mais escuros, os vermelhos e os amarelados.
Por exemplo, uma salada de rúcula e espinafres ajuda a eliminar toxinas com a sua clorofila.
O alho ativa as enzimas do fígado e, dessa forma, melhora a sua capacidade de filtrar as substâncias mais prejudiciais do nosso organismo.
Outra solução é consumir chá verde, que é antioxidante e acelera a atividade do fígado.
Se quiser ser ainda mais profunda na limpeza do seu organismo, poderá fazer durante dois ou três dias após as festas um consumo de sopas, sumos e chás, para assim obter um efeito diurético – a eliminação de impurezas e toxinas através da urina. De realçar que esta espécie de dieta não é indicada para perder peso, mas sim para limpar o organismos e eliminar os excessos cometidos, como abuso de álcool e comidas mais calóricas.
Algumas dicas:
Nos dias que seguem as festas, evite o álcool, os fritos e alimentos com muitas gorduras.
Beba bastante água ou chá sem açúcar.
Ficamos por aqui, continuação de BOM ANO

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário