domingo, 22 de julho de 2012

Crónica: (f)útil!!! – Autoestima…

Nos dias de hoje, um problema com o qual se debate a sociedade e que tem dado origem a muitos estudos científicos é, sem dúvida, a questão da AUTOESTIMA (é a perceção que cada um tem de si, esta pode ser negativa ou positiva), nada fácil de definir por ser um conceito muito subjetivo, varia de pessoa para pessoa e de sociedade para sociedade. Sendo multidimensional engloba vários fatores, pessoais, económicos… não nos cabendo aqui debatê-lo. Vamos apenas dar algumas sugestões, para a manter positiva.
Claro que uma mulher fisicamente atraente, à partida, achamos nós (o senso comum), tem uma autoestima elevada. Pois enganam-se, nem sempre é assim. O simples facto de estar em perfeita forma física não é condição sine qua non para se sentir bem.
Acreditamos, e segundo alguns estudos que o confirmam, ajuda a manter-se em forma fisicamente, ou seja, olhar ao espelho e gostar da imagem refletida. Mas vai além disso, porque é importante sentir-se psicologicamente bem e, para isso, é fundamental ser feliz e gostar de si.
Isto pode ser conseguido fazendo algo todos os dias, para além da rotina obrigatória, que goste, pode ser algo simples, ler, dançar, caminhar, escutar música… enfim, depende do gosto e estilo de cada uma, mas se gastar todos os dias uns minutos com algo que lhe dê prazer, isso vai contribuir para se sentir melhor.
Sinta-se à vontade para receber e fazer elogios e demonstrar afeto pelos que aprecia, sem constrangimentos.
Manter o bom humor e rir, rir de si e de coisas que, à partida, não são agradáveis, é algo simples, mas que ajuda muito a manter a si e aos outros a autoestima no dia a dia, ou seja, são coisas simples e fáceis que pode fazer e que, com o tempo, vai observar melhorias no seu comportamento e no comportamento de quem a rodeia.
        ‘O riso
 É um tranquilizante
Sem efeitos secundários.’
Arnold Glasgow

E, principalmente, carpe diem (aproveita o dia) e sê feliz.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário