quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tendências Verão 2011 – Étnico…

A pesquisa de outros estilos e culturas é enriquecedora e traz sempre novidades surpreendentes, embora actualmente seja cada vez mais difícil devido à globalização e à rapidez da deslocação das novidades, resultante das novas tecnologias.
Segundo o Google etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.
Na moda, o toque étnico é identificado nas estampas, nas texturas e na mistura de materiais, nos acessórios… O que a renda e a caxemira têm em comum? São características de roupas típicas de um país ou região que dão identidade ao visual.
O primeiro criador a apostar no estilo Étnico foi em 1976 Yves Sait Laurent com a sua colecção denominada “Balé Russo”. Desta forma, o estilista rendeu homenagem a Espanha, Marrocos e Índia.
Isto acabou por influenciar outros criadores e desde aí, com maior ou menor regularidade, o Étnico surge nas colecções. Este Verão volta com alguma força, trazendo ideias originais, diferentes e muito frescas.
Esta tendência vai beber a diversas áreas do globo o seu nascimento; estas referências vão desde o Nordeste Brasileiro, África, China, Índia e México. Este estilo, inspirado nos viajantes ao redor do mundo, com um mix cultural, com estampas baseadas em animais selvagens, como tigre, leopardo, cobra, continuam em alta, fica lindo o estilo Étnico misturado com o romântico e os folhos. As saias e vestidos longos são, porém, as peças-chaves do estilo étnico do verão 2011.
 No dia-a-dia, a moda étnica assume um carácter mais conservador, mas não menos colorida. As estampas são o grande forte do étnico e pode vir em peças como saias, calças de formas amplas e vestidos.
Para não exagerar no look, prefira tons mais neutros para os acessórios e calçados. Uma bolsa/carteira em tom bege com uma sandália de plataforma em meia pata com detalhe: sola que imita osso, uma forte tendência. Outra opção: uma bolsa média também em tom claro, e uma sandália com o desenho mais arrojado, com o toque do calcanhar amarelo para quebrar os tons neutros.
Os acessórios para quem é mais discreta podem complementar um look bem diferente; as carteiras, óculos estilo aviador e os chapéus de todos os estilos: do tradicional panamá aos modelos com abas maiores, dependendo do seu programa. Para quem não quiser ousar nas estampas nas roupas, os acessórios traduzem bem essa essência étnica: mix de pulseiras com diversos materiais, braceletes e anéis com pedras ou motivos animais.
E se a intenção é abusar das cores, misture os tons terrosos com coral e turquesa, fica uma dupla fabulosa.
Nos pés, as sandálias rasteiras e de salto médio também ganham aplicações de pedras e toque étnicos.
Outro elemento a ter em conta nesta tendência são as franjas. Estas entram em cena, principalmente em coletes, bolsas e sandálias rasteiras em camurça, um dos materiais eleitos para a estação quente.
Já sabe, faça a sua escolha e desfile… é Verão desfrute.

Até breve… com mais dicas…
Augusta.

Sem comentários:

Enviar um comentário