domingo, 31 de março de 2013

Mundo Mulher (VII) – Florbela Espanca

MUNDO MULHER
WORLD WOMAN
MONDO DONNA
MUNDO MUJER
MONDE FEMME
WELT FRAU

Florbela Espanca 
 
Rústica
 
Ser a moça mais linda do povoado.
Pisar, sempre contente, o mesmo trilho,
Ver descer sobre o ninho aconchegado
A bênção do Senhor em cada filho.

Um vestido de chita bem lavado,
Cheirando a alfazema e a tomilho...
 – Com o luar matar a sede ao gado,
Dar às pombas o sol num grão de milho...

Ser pura como a água da cisterna,
Ter confiança numa vida eterna
Quando descer à "terra da verdade"...

Deus, dai-me esta calma, esta pobreza!
Dou por elas meu trono de Princesa,
E todos os meus Reinos de Ansiedade.
 
                               Florbela Espanca, in Charneca em Flor
 
 
A 8 de dezembro de 1894 nasceu em Vila Viçosa Florbela Espanca, filha de Antónia da Conceição Lobo e de João Maria Espanca. Nascida de uma relação extraconjugal do pai, foi criada por este e pela esposa, só sendo reconhecida como filha legítima dezoito anos após a sua morte.
 
Em 1899, Florbela começa a frequentar o ensino pré-primário e, com sete anos de idade, escreve a sua primeira poesia de que há conhecimento, A Vida e a Morte.
Em 1908, Antónia Lobo morre vítima de neurose, após o que a família se desloca para Évora, onde Florbela prosseguiu os seus estudos no Liceu André Gouveia.
 
Em 1911, começa a namorar com Alberto Moutinho com quem casa pelo civil, aos 19 anos. O casal morou primeiro em Redondo. Em 1915 instalou-se na casa dos Espanca em Évora, por causa das dificuldades financeiras, regressando ao Algarve em 1916, onde Florbela Espanca reúne a sua produção poética desde 1915 no projeto Trocando Olhares. Colaborou como jornalista em Modas & Bordados (suplemento de O Século de Lisboa), em Notícias de Évora e em A Voz Pública. Regressou em 1917 a Évora onde completou o Curso Complementar de Letras e matriculou-se na faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi uma das catorze mulheres entre trezentos e quarenta e sete alunos inscritos.
 
Nesta cidade insere-se no meio boémio e, na sequência de um aborto involuntário, começa a manifestar os primeiros sintomas de neurose, desfazendo-se o seu casamento. Em 1919 foi publicado o Livro de Mágoas, passando a viver com António Guimarães o que a levou a ser alvo de uma certa marginalização social e com quem viria a casar em 1921, passando a viver em Matosinhos. Em 1921 o casal regressa a Lisboa e, em 1923, é publicado o Livro de Sóror Saudade. 

Em 1925, divorciou-se e casou com o médico Mário Pereira Lage, com quem vivia desde 1924, passando a morar em Matosinhos.
Em 1927, com a morte do irmão Apeles, a sua saúde agrava-se, passando a viver numa profunda melancolia e desilusão. A sua vida sentimental continua instável, o que não a impediu de se apaixonar pelo pianista Luís Maria Cabral e de preparar, após duas tentativas de suicídio, a publicação do livro Charneca em Flor.
 
A sua neurose agrava-se e a 8 de dezembro de 1930, dia do nascimento e do primeiro casamento, Florbela suicida-se, cerca das duas horas, com dois frascos de Veronal.
Postumamente, foram publicados os livros As Máscaras do Destino, (1931), Charneca em Flor (1931) e Diário do Último Ano, (1981).

 
VII
São mortos os que nunca acreditaram
Que esta vida é somente uma passagem,
Um atalho sombrio, uma paisagem
Onde os nossos sentidos se poisaram.

São mortos os que nunca alevantaram
Dentre escombros a Torre de Menagem
Dos seus sonhos de orgulho e de coragem,
E os que não riram e os que não choraram.

Que Deus faça de mim, quando eu morrer,
Quando eu partir para o País da Luz,
A sombra calma dum entardecer,

Tombando, em doces pregas de mortalha,
Sobre o teu corpo heróico, posto em cruz,
Na solidão dum campo de batalha!
                   Florbela Espanca, in Charneca em Flor

Henrique Monteiro
Prof./Editor/Escritor
Até breve...
Augusta.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário