domingo, 19 de maio de 2013

Crónica: (f)útil!!! – Alguns truques para comer saudável…

Um dos problemas cada vez mais pertinentes, tanto pela questão estética, como por uma questão de saúde, acrescendo ainda a chegada da estação mais quente em que aparece mais o corpo, é o saber comer. Vamos deixar algumas ideias nesta crónica que poderão ajudar nesse sentido.  
De realçar que uma boa nutrição eleva os níveis de energia, reduz a doença e as irritabilidades, trazendo com isso bem-estar e melhor autoestima.
Uma das regras é a variedade, ou seja, assegurar que não falta nutriente nenhum na nossa roda alimentar.
Reduzir ao açúcar recomenda-se. Além do excesso de calorias, este produz resistência a leptina, uma hormona que regula e reduz o apetite, provocando assim que por muito que se coma não se sinta saciada.
O sal é outro elemento a reduzir. Utilize ervas aromáticas para o substituir, faça uma pesquisa, há diversas, simples ou com misturas, dão um sabor excelente.
Um dos truques é comer lenta e calmamente, dar tempo ao estômago de avisar o cérebro. Mas este truque têm outras mais-valias, porque liberta mais saliva que facilita a digestão e faz com que o alimento chegue mais triturado ao estômago.
Outra questão muito importante o ano inteiro, e mais ainda no verão, é manter-se hidratada. Por vezes, a sensação de sede pode ser confundida com fome. Se sentir apetite, beba primeiro um copo de água e deixe esperar cinco minutos; por diversas vezes a sensação de fome termina.
Na compra dos produtos deve ter o cuidado e paciência de ler bem tudo o que envolve. O açúcar está muitas vezes mascarado com outras palavras, como: sumo de cana, frutose, glucose, sacarose…
Ter também muita atenção aos produtos que referem ‘sem açúcar’, que nem sempre são uma alternativa saudável, porque são por vezes substituídos por outros agentes com outros tipos de açúcar e gordura, e normalmente contêm altas taxas de sorbitol.
Opte pela cor, ou seja, um prato colorido é atraente aos olhos. As frutas e legumes podem formar um arco-íris, quanto mais forte o tom maior a concentração de nutrientes e oxidantes.
Como benefício adicional convém saber que uma dieta rica em produtos frescos ajuda a reduzir muitos riscos a determinadas doenças.
 
Até breve… com mais dicas…
Augusta.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário